A possibilidade de sacar lucro do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) é uma excelente oportunidade para os trabalhadores obterem um dinheiro extra. Desse modo, com a transferência desse valor previsto para este mês, muitas pessoas aguardam ansiosamente pelo depósito em suas contas.
Sendo assim, reunimos algumas das principais informações para que você possa entender os critérios para sacar lucro do FGTS e tirar mais algumas dúvidas sobre esse tema. Acompanhe a leitura até o final e confira!
O que é o lucro do FGTS?
Antes de saber os critérios para sacar lucro do FGTS, é importante entender do que se trata esse termo. Dessa maneira, o lucro do FGTS são valores que a Caixa disponibiliza para os trabalhadores que possuem saldo nas contas do fundo desde 2017. Isso ocorre porque a autarquia realiza investimentos com os saldos das contas. Assim, a Caixa distribui aos trabalhadores parte do lucro que esses investimentos geram.
No que a Caixa investe os recursos do FGTS?
Ademais, a Caixa investe os recursos do FGTS em serviços públicos, funcionando como um suporte financeiro para diversos setores. Dessa forma, esses investimentos são uma espécie de empréstimo ao Governo Federal, permitindo o crescimento e aprimoramento de áreas fundamentais.
Além disso, a distribuição do lucro se dá como uma forma de recompensar os trabalhadores pela contribuição de seus saldos para esses investimentos.
Qual o valor do lucro do FGTS e quando os trabalhadores irão receber?
De acordo com algumas informações da Caixa, o valor do lucro do FGTS vai ser creditado nas contas dos trabalhadores até o dia 31 de agosto deste ano. No entanto, vale ressaltar que esse valor não é passível de retirada individual. Isso porque ele irá somar ao saldo já existente na conta.
Portanto, os trabalhadores só poderão realizar o saque nas situações específicas que as regras do FGTS determinam, como por exemplo, na demissão sem justa causa. Além disso, para ser elegível ao saque do lucro, é necessário ter um saldo positivo na conta até 31 de dezembro do ano passado.
Veja os benefícios do maior saldo
Ademais, quanto maior o saldo disponível até dezembro de 2022, maior será o valor do lucro que a autarquia irá creditar na conta do trabalhador. Dessa maneira, essa movimentação é altamente vantajosa, pois reflete em benefícios como:
- Um saldo mais substancial em casos de demissão sem justa causa;
- Possibilidade de utilização no financiamento imobiliário;
- Opção de aderir ao saque-aniversário, entre outras situações.
Quais os critérios para sacar lucro do FGTS?
Por fim, os critérios para sacar lucro do FGTS são os seguintes:
- Ter saldo positivo na conta até o dia 31 de dezembro de 2022;
- Cumprir com algum dos requisitos que o FGTS determina para o saque, como demissão sem justa causa, diagnóstico de doença grave, compra do imóvel próprio, entre outros;
- Não ter feito a opção pelo saque-aniversário.
Agora que você já sabe quais os critérios para sacar lucro do FGTS, deixe nos comentários o que pensa sobre esse assunto. Afinal, sua opinião é muito importante para nós!