A aposentadoria por invalidez do INSS é um dos benefícios previdenciários mais importantes, visto que assegura uma renda mensal ao trabalhador que está incapacitado de exercer suas atividades laborais devido a problemas de saúde. Contudo, existem muitos erros que podem cessar o pagamento desse benefício, e por isso, é importante que todos saibam quais são eles a fim de evitá-los.
Assim sendo, para que você saiba quais são os erros que levam ao corte do benefício, reunimos 5 dos principais para te passar.
Acompanhe a leitura até o final e confira!
Veja os 5 principais erros que cessam aposentadoria por invalidez do INSS
A aposentadoria por invalidez é um benefício previdenciário que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) concede a trabalhadores que ficam incapacitados para o trabalho de forma permanente. No entanto, muitos segurados acabam perdendo esse benefício devido a erros comuns no processo.
Desse modo, confira abaixo 5 dos principais para que assim, possa evitá-los:
1. Falta de comprovação da incapacidade
Primeiramente, o principal erro que leva ao cessamento da aposentadoria por invalidez é a falta de comprovação da incapacidade para o trabalho. Isso porque é necessário apresentar perícia médica atualizada, laudos e exames que atestem a invalidez e impossibilidade de exercer qualquer atividade remunerada.
Dessa maneira, é importante acompanhar a evolução do quadro de saúde e estar sempre em dia com as reavaliações médicas que o INSS solicita.
2. Não realizar a reavaliação periódica
Ademais, outro erro comum é não comparecer às reavaliações médicas periódicas solicitadas pelo INSS. Essas reavaliações servem para verificar se houve alteração no quadro de saúde do segurado. Dessa forma, caso a pessoa não compareça a essas reavaliações, o INSS pode entender que houve melhora na sua condição de saúde e cessar o benefício.
3. Exercício de atividade remunerada
Além disso, se o segurado começar a exercer atividade remunerada enquanto está recebendo a aposentadoria por invalidez, isso também pode levar ao seu cessamento. Portanto, é importante que o beneficiário evite qualquer trabalho remunerado, mesmo que seja algo eventual, para não correr o risco de perder o benefício.
4. Não comunicar a melhora do quadro de saúde
Se o segurado apresentar melhora no seu quadro de saúde e estiver apto para retornar ao trabalho, é fundamental comunicar imediatamente o INSS. O benefício só será cessado após a realização de uma nova perícia médica, que irá confirmar a capacidade para o trabalho novamente.
Desse modo, a omissão dessa informação pode levar à suspensão do benefício e a possível cobrança de valores indevidos.
5. Recusa de tratamento médico
Por fim, outro erro grave é recusar tratamento ou não seguir as recomendações médicas durante o período de recebimento da aposentadoria por invalidez. Sendo assim, o segurado deve se comprometer com as orientações médicas, realizar as terapias necessárias e seguir os tratamentos indicados. Isso porque a recusa ou negligência no tratamento pode levar ao cessamento do benefício.
Agora que você já sabe quais os 5 principais erros que cessam a aposentadoria por invalidez do INSS, fique atento para não cometê-los para que seu benefício não seja cortado!