Sabe aquela pessoa que dorme com facilidade em qualquer horário do dia, seja nos dias mais frios, seja nos dias mais quentes? Saiba que isso pode não ser apenas preguiça, mas algum distúrbio que precisa de tratamento. Por isso, veja o que pode ser a causa do sono excessivo e o que fazer para combater esse problema. Acompanhe a seguir.
O que pode ser a causa do sono excessivo
Como foi dito acima, a causa do sono excessivo pode ser um distúrbio que precisa de tratamento, mas nem sempre é isso que acontece. Afinal, o distúrbio do sono atinge apenas 20% da população e, quanto ao resto das pessoas, veja o que pode ser a causa do sono excessivo logo abaixo.
Mas antes, saiba que o sono excessivo pode ser definido como a dificuldade que alguém tem de ficar alerta ou desejo de estar sempre dormindo. No entanto, além do sono em excesso, o distúrbio do sono ainda traz irritabilidade, problemas de memória, falta de foco e raciocínio lento para tomada de decisões. Veja o que pode ser causa do sono excessivo:
Falta de sono
Em primeiro lugar, saiba que uma das possíveis causas do sono excessivo é exatamente a falta dele, ou seja, existem pessoas que trocam a noite pelo dia porque trabalham na hora que a maioria das pessoas está dormindo. A repetição dessa rotina faz com que seu corpo se acostume com o sono diurno.
Maus hábitos de vida
Uma causa do sono excessivo que, infelizmente, é muito comum é o hábito de vida que não é saudável, ou seja, pessoas que fumam, bebem ou usam quaisquer substâncias podem sofrer com insônia durante a noite e criam o costume de dormir durante o dia inteiro, se possível. Afinal, essas substâncias afetam diretamente o organismo e o desregula gerando sonolência excessiva.
Doenças
A presença de doenças como depressão, ansiedade, lúpus, câncer, obesidade, hipotireoidismo, entre outras, podem ser prejudiciais para o organismo. Com certeza, elas são as causas do sono excessivo e, caso note que alguém está dormindo demais, saiba que é bom procurar um médico para conhecer um possível diagnóstico.
Uso de remédios
O uso de medicamentos também pode ser uma das causas do sono, afinal, existem muitas drogas que são usadas pela indústria farmacêutica que causam sonolência. Além disso, caso o consumo desses medicamentos esteja causando sono, saiba que as funções cognitivas também estão sendo afetadas.
Por isso, os medicamentos que causam sono precisam ser ingeridos em horários que não impedirão as pessoas de realizar atividades que demandam concentração. Por exemplo, o melhor horário para tomar antidepressivos, ansiolíticos e estabilizadores de humor é no período noturno.
Apneia do sono
Então a apneia do sono é a principal causa do sono excessivo, já que esse distúrbio faz com que a pessoa tenha pausas na respiração durante a noite e acorde com frequência. Consequentemente, o sono excessivo surge durante o dia, quando o cansaço atinge seu nível mais elevado.