O programa de passagens aéreas Voa Brasil tem a finalidade de trazer às pessoas passagens de até duzentos reais. O número de passagens que o governo irá cobrir irá crescer de maneira gradual, e, segundo o ministro dos Portos e Aeroportos, a previsão é que em um ano atinjam o número máximo. A saber, a expectativa é que o governo proporcione cerca de um milhão e meio de viagens através deste programa.
A iniciativa contará com algumas restrições no número de passagens, assim como terá restrições nas pessoas que poderão utilizá-lo. Ademais, o Voa Brasil não contará com subsídios do governo, apesar da administração do sistema que conectará as empresas aéreas e os passageiros, vir da gestão federal.
Quer saber mais sobre este novo programa do governo que terá início no final do mês de agosto? Então, continue conosco na leitura deste texto pois ele está cheio de informações sobre o Voa Brasil.
O que é o Voa Brasil?
O programa de passagens aéreas Voa Brasil visa ofertar passagens com valor de até duzentos reais para as pessoas. O objetivo do Ministério de Portos e Aeroportos é concluir e lançar o programa no fim do mês de agosto e ele já conta com a adesão de diferentes companhias aéreas. Entre elas é possível citar Azul, Gol, Latam e Voepass.
O ministro Márcio França, em uma entrevista do mês de julho, afirmou que o programa pretende oferecer cerca de um milhão e meio de passagens por mês.
Como funcionará o programa de passagens aéreas?
Em primeiro lugar, é importante ressaltar que o programa não contará com subsídios do governo. Sendo assim, será possível realizar uma conexão entre empresa e cliente. Todavia, o governo federal é quem manterá o sistema que cria essa conexão de maneira que as empresas ofereçam passagens em períodos onde não há muita procura. Por exemplo, de março a maio, ou então de agosto a novembro.
Outro ponto importante do Voa Brasil, é que a restrição das viagens dependerá da disponibilidade dos voos. Ou seja, será possível viajar por qualquer trecho desde que o voo esteja disponível.
Quem poderá utilizar o Voa Brasil?
A princípio, o programa terá por destino, segundo o ministro dos Portos e Aeroportos, os aposentados, pensionistas e possivelmente, funcionários públicos. No entanto, esta iniciativa terá algumas restrições para os beneficiários. Sendo, portanto, possível citar que terá um limite de 4 passagens por ano e cada passagem corresponderá a um trecho.
Assim como é possível destacar a restrição para pessoas que não realizaram nenhuma viagem nos últimos doze meses antes de solicitar as passagens. Afinal, como afirmou França, a finalidade é proporcionar viagens as pessoas que não voaram.
Vantagens do programa
Segundo o ministro, o Voa Brasil irá gerar mais voos para o Brasil, especialmente nas regiões nas quais não há tanta busca. Ainda segundo a visão de Márcio França, o governo acredita que haverá uma grande busca de voos. Dessa forma, os voos sairão cheios, uma vez que será possível proporcionar viagens onde tem busca mas não tem cidadãos para voar.
E você, o que achou do Voa Brasil? Compartilhe conosco a sua opinião deixando um comentário abaixo.