Hoje nós vamos passar algumas informações para que você veja o que muda na aposentadoria especial do INSS. Depois da última reforma da Previdência Social, que aconteceu em 2019, muitas modificações foram feitas nos benefícios pagos para os segurados da Previdência por meio do Instituto Nacional de Seguro Social, o INSS.
Com a aposentadoria especial não foi diferente, e para que você entenda melhor quais foram essas mudanças, quem tem direito a este benefício e como solicitá-lo, nós separamos algumas das principais informações sobre esse tema para te passar.
Por isso, se você ficou interessado e quer saber mais sobre esse assunto, não deixe de ler até o final! Acompanhe e confira:
O que é aposentadoria especial?
A aposentadoria especial é mais um dos benefícios da Previdência Social, pagos pelo INSS. Nesta categoria de aposentadoria, os trabalhadores que exercem funções consideradas de risco para a saúde física e mental, podem parar mais cedo de trabalhar.
No entanto, a aposentadoria especial, assim como todas as outras categorias de aposentadoria do INSS, contém suas próprias regras e critérios. Esses critérios são bem mais rígidos do que os outros tipos de benefícios, uma vez que se trata de uma possibilidade de se aposentar mais cedo, em alguns casos, com 55 anos.
Quem tem direito à aposentadoria especial?
Conforme já dito anteriormente, a aposentadoria especial é exclusivamente destinada para os trabalhadores que exercem funções de alto risco para sua saúde física e/ou mental. Sendo assim, somente os cidadãos que trabalham a vida toda nesse tipo de função, podem receber a aposentadoria especial.
Veja abaixo uma lista de profissões que podem ser consideradas atividades especiais, e com isso, dão direito à aposentadoria especial:
- Médicos e enfermeiros;
- Dentistas;
- Cientistas;
- Eletricistas;
- Mineradores;
- Professores, entre outros.
Como solicitar a aposentadoria especial?
Para solicitar a aposentadoria especial, os contribuintes interessados precisam ter a idade mínima de 55 anos, com pelo menos 25 anos de contribuição com a Previdência Social com essas atividades especiais.
Além disso, ainda precisam seguir o seguinte passo a passo:
- Solicite o benefício por meio de uma consulta na agência do INSS mais próxima, ou por meio do aplicativo Meu INSS no celular ou tablet;
- Marque uma perícia e compareça sem falta para a consulta;
- Apresente todos os comprovantes e documentos para confirmar a atividade especial;
- Acompanhe sua solicitação pelo aplicativo Meu INSS.
O que muda na aposentadoria especial?
Depois da reforma da Previdência Social ocorreram várias modificações nas categorias de aposentadoria, incluindo a aposentadoria especial.
Dentre as principais mudanças nessa categoria, podemos citar:
- O tempo de contribuição, que passou para 15, 20 ou 25 anos, dependendo da atividade especial;
- Os trabalhadores precisam cumprir a idade mínima, mesmo que o tempo de contribuição complemente o tempo necessário;
- Os valores da aposentadoria, que têm o cálculo feito seguindo um critério único, que é de 60% do valor do salário mais 2% sobre cada ano de contribuição.
Por fim, agora que você já sabe quais as mudanças feitas na aposentadoria especial, e mais algumas informações, é só conferir os comprovantes para saber se já pode solicitar o benefício.