Você sabe o que fazer se o saque do FGTS estiver em processamento? Essa é uma dúvida recorrente entre os trabalhadores que fizeram a solicitação do saque extraordinário do fundo de garantia. Afinal, por vezes a mensagem de que o saque está em processamento fica aparecendo na tela por dias e o trabalhador não sabe o que fazer.
Se esse é o seu caso, continue lendo até o final, pois vamos esclarecer essa e outras dúvidas sobre o saque do FGTS.
O que fazer se o saque do FGTS estiver em processamento?
O Governo Federal liberou o saque extraordinário de até R$1 mil das contas ativas e inativas do FGTS para os trabalhadores. Essa foi uma das medidas de recuperação da economia para o período pós pandemia. Sendo assim, muita gente optou por solicitar o saque e ter acesso a esse dinheiro extra para ajudar nas contas e compras.
No entanto, uma dúvida comum entre os trabalhadores que fizeram a solicitação é sobre a mensagem que aparece na tela, onde se lê “Saque em processamento”. Será que deu certo? Foi recusado o pedido de saque? Essas são questões que surgem ao ver o pop up.
Na verdade, o prazo para que o processo se complete desde o pedido até a liberação do dinheiro é de até 15 dias. Então, se o dinheiro ainda não caiu na conta cadastrada, mas você ainda está dentro do prazo de 15 dias, não há motivo para se preocupar.
No entanto, se esse prazo já expirou, você precisa procurar saber o que deu errado. Para isso, você tem algumas opções, como veremos a seguir.
Aplicativo do FGTS
Por meio do app do FGTS, você pode realizar várias operações referentes ao saque extraordinário do fundo. E se o saque do FGTS estiver em processamento, você pode verificar no aplicativo se há alguma irregularidade com seus dados cadastrais.
Por exemplo, o número da conta escolhida para que o valor seja creditado, ou a conta social digital da Caixa, algum documento faltando, etc. Se você passar um pente fino no seu cadastro e não houver nada de errado, o jeito é entrar em contato com o atendimento ao cidadão da Caixa.
Canais de atendimento por telefone
Você pode ligar para o atendimento da Caixa para saber porque o saque do FGTS está em processamento.
Se você mora nas capitais ou em regiões metropolitanas, o número é 4004 0104. Agora, para quem mora nas demais regiões do país, o número é o 0800 104 0104.
Agências físicas da Caixa
Uma das coisas que você pode fazer se o saque do FGTS estiver em processamento a mais de 15 dias, é se dirigir a uma agência física da Caixa. Leve sua carteira de trabalho, documentos de identificação e o celular com o app aberto para mostrar. Apesar de a Caixa já estar recolhendo de volta os valores não sacados e devolvendo-os ao fundo desde o último dia 15, você ainda consegue sacar o dinheiro se for até uma agência.
Agora que você já sabe o que fazer se o saque do FGTS estiver em processamento, resolva a questão usando essas dicas e pegue seu dinheiro!