Você vai ver o que fazer para receber PIS/PASEP caso ele seja negado? Nós preparamos essa matéria para ajudar quem depende desse dinheiro e não consegue receber.
O Abono Salarial, benefício recebido através do PIS/PASEP já está sendo pago pela Caixa Econômica Federal. Por isso, muitos cidadãos brasileiros estão com dúvidas sobre esse programa, que é direito de todos os trabalhadores formais.
Pensando nisso, nós separamos algumas das principais informações sobre esse tema para te passar, e ainda vamos contar o que fazer caso o seu PIS/PASEP seja negado.
Por isso, se você também está interessado neste assunto e quer obter mais informações, não deixe de ler até o final para que saiba tudo.
O que é o PIS/PASEP?
O PIS/PASEP é um direito de todos os trabalhadores com assinatura na carteira de trabalho, tanto de empresas privadas, como também servidores públicos. . Além disso, ele serve para dar segurança ao servidor público para que possa usufruir de uma melhor forma do patrimônio individual progressivo. Por fim, outra finalidade é corrigir alterações na distribuição da renda e estimular a poupança.
Além disso, o PIS/PASEP é uma sigla que significa Programa de Interação Social e Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público. Portanto, o trabalhador tem um benefício chamado Abono Salarial, que nada mais é do que uma recompensa aos longos meses de trabalho. Esse pagamento tem como ano base o último, ou seja, em que os trabalhadores recebem o Abono Salarial referente ao ano trabalhado anteriormente.
Quem tem direito ao PIS/PASEP?
Todos os trabalhadores que exercem suas funções com a carteira assinada têm direito ao PIS/PASEP e ao Abono Salarial. Logo abaixo, você vai ver alguns requisitos necessários para ter direito ao benefício. Confira:
- Ter os dados informados corretamente pelo empregador na RAIS;
- Ter um cadastro ativo no PIS/PASEP por, no mínimo, 5 anos;
- Ter uma renda mensal de no máximo 2 salários mínimos;
- Exercer atividade remunerada com registro na carteira por pelo menos 30 dias no ano base, que é o ano que antecede o pagamento.
Já para os usuários do PASEP, as regras são praticamente as mesmas, a única modificação é em relação a informação de dados, que precisa ser feita no Sistema de Informações do PASEP.
O que fazer para receber o PIS/PASEP caso ele seja negado?
Você vai procurar o departamento pessoal da empresa que trabalha para conversar com os responsáveis pelo setor financeiro.
Desse modo, você vai para conversar com o empregador ou algum representante, para obter informações sobre o repasse dos dados ao RAIS ou ao Sistema de Informações do PASEP.
Então é só corrigir os erros e aguardar a aprovação do benefício, que será feita pelo sistema operacional do programa PIS/PASEP.
Agora que já sabe o que fazer para receber o PIS/PASEP, basta se informar com as pessoas certas na empresa para ter direito ao dinheiro.
Afinal, esse benefício pode melhorar bastante a vida das pessoas que precisam de rendas menores para sobreviver. Portanto, se você precisa desse capital não fique parado agora que já sabe o que fazer para receber PIS/PASEP.