Os processos alérgicos são bem comuns na população e podem prejudicar muito a qualidade de vida das pessoas. Normalmente, esses acometimentos possuem causas biológicas e estão associados a alimentos, poeira, ácaros e outras substâncias diversas. No entanto, atualmente vem crescendo o número de casos da chamada alergia emocional. Confira mais aqui no Brasil 123.
Com isso, tornou-se muito frequente a busca por maneiras de como combater essa condição. Nos últimos anos, realmente, o nível de estresse tem aumentado em todos os grupos sociais, mostrando ainda mais a importância de encontrar essas respostas.
Descubra mais sobre a alergia emocional e formas de combater
A alergia emocional é uma condição que acontece quando o corpo aumenta exageradamente a sua resposta imunológica quando está diante de situações de ansiedade, estresse ou tristeza, geralmente. Assim, o organismo aumenta os níveis de cortisol e fica desregulado, podendo se expressar de diversos modos.
Via de regra, a pessoa que apresenta sintomas já possuía alguma predisposição genética para aquela manifestação específica, sendo o fator emocional que desencadeou e ativou esses genes, fazendo com que eles se expressassem de maneira relacionada com a imunidade.
Então o que eu posso sentir?
A alergia emocional, como dito, pode gerar vários sintomas que irão depender da individualidade de cada um. Porém, as manifestações mais comuns são na pele, podendo gerar dermatite atópica, psoríase, urticária e até mesmo vitiligo. Na maioria das vezes, isso vem acompanhado de vermelhidão e coceira.
No entanto, alguns outros acometimentos podem acontecer, como insônia, suor excessivo, dor na garganta e falta de ar. Muitos podem entender isso como uma crise de ansiedade ou de pânico, mas, na verdade, é um processo alérgico associado a um aumento exacerbado da imunidade.
Por isso, os modos de como combater essa condição são variados, pois vão depender do que ocorrer com cada indivíduo. Porém, normalmente a primeira linha de tratamento é feita com antialérgicos, os quais, agora, são administrados em conjunto com medicamentos específicos dos sintomas.
E o que eu posso fazer para melhorar?
Além desses tratamentos convencionais, existem outras maneiras bem efetivas de como combater a alergia emocional de modo eficiente. Claro que é impossível evitar 100% situações de estresse, mas há técnicas de controle que são adequadas.
Atenção aos sinais de estresse
Aqui, o autoconhecimento é quem reina, pois ele será fundamental para conhecer o próprio corpo e saber identificar as suas reações antes das manifestações aparecerem. É possível observar, por exemplo, uma falta de energia incomum, aumento da irritação, sono não reparador e fuga dos próprios hábitos.
Aproveitamento do tempo de lazer
Os períodos de descanso e de fazer atividades de gostos pessoais são muito importantes para manter uma boa saúde mental e diminuir os níveis de cortisol presentes no corpo. Assim, as chances de acontecer aquela desregulação no organismo é amenizada, inibindo os processos alérgicos.
Prática de exercícios físicos
Outra maneira de como combater a alergia emocional é fazer atividade física, principalmente exercícios aeróbios. Correr, por exemplo, além de inibir o cortisol, libera bastante endorfina, que é um hormônio responsável por prolongar a sensação de bem-estar.