Hoje nós vamos passar algumas informações para que você conheça o programa Desenrola e veja como quitar dívidas.
Depois da pandemia da Covid-19, milhares de brasileiros ficaram desempregados, e com isso, o endividamento e a inadimplência atingiram níveis altíssimos.
Para que os brasileiros possam sair dessas situações, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva prometeu em campanha lançar um programa que facilita a renegociação das dívidas, depois que foi eleito e tomou posse, o programa de facilitação de quitação de dívidas Desenrola, está sendo desenvolvido pelo Ministério da Fazenda.
Buscando ajudar você a entender melhor como irá funcionar esse programa, nós separamos algumas das principais informações sobre o “Desenrola” para te passar.
Por isso, se você ficou interessado e quer saber mais sobre esse tema, não deixe de ler até o final. Pois assim você vai obter todos os conhecimentos necessários sobre o programa Desenrola.
O que é o programa Desenrola?
O programa Desenrola é uma promessa de campanha do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva do PT, que visa auxiliar os brasileiros endividados a quitarem suas dívidas de até R$5 mil.
Por meio deste programa, o Governo vai liberar um fundo de amparo para que as dívidas sejam pagas. Assim, os credores terão garantias do recebimento, e poderão cobrar uma taxa de juros menor.
O programa ainda está sendo estudado pelo Ministério da Fazenda, mas, algumas informações sobre o funcionamento do Desenrola já foram divulgadas, o que gerou muitas especulações e dúvidas.
Por meio deste programa, o Governo visa auxiliar as mais de 70 milhões de pessoas que estão com o CPF restrito nos órgãos de proteção ao crédito, atualmente no Brasil.
Como vai funcionar o programa Desenrola?
O objetivo do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, é implementar o programa Desenrola ainda este ano, que irá funcionar da seguinte maneira:
- Os credores interessados inscrevem suas empresas no programa;
- Os cidadãos com dívidas de até R$5 mil buscam saber se os credores para quem devem estão participando do programa, e se sim, é só fazer a renegociação;
- As dívidas poderão ser parceladas em até 60 vezes.
Haverá um site em que o indivíduo endividado poderá consultar os valores e se os credores para quem deve, aderiram ao programa.
Além disso, somente os cidadãos endividados que tenham uma renda de até 2 salários mínimos poderão participar do programa, isso inclui os beneficiários do Bolsa Família.
Como quitar as dívidas?
Para quitar as dívidas, os cidadãos devem cumprir com o acordo estabelecido com os credores por meio do programa Desenrola.
Além disso, ainda precisarão ficar atentos ao prazo de validade das parcelas, visto que não serão tolerados atrasos. Também, o não cumprimento do acordo pode gerar uma nova dívida, com juros mais altos e a impossibilidade de uma nova negociação e parcelamento.
Agora que você já conhece o programa Desenrola e já sabe como quitar as dívidas. Basta ficar de olho nas próximas notícias para saber quando esse novo projeto entrará em vigência, e obter mais informações sobre como ele irá funcionar.