O licenciamento anual é um procedimento na qual emite-se o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV). Ou seja, o documento que permite a livre circulação dos condutores nas vias públicas do país. Isto é, sem que seja necessária a vistoria do automóvel.
Assim, todos os veículos devem realizar a verificação. Com exceção de ônibus, micro-ônibus e automóveis de transporte escolar ou carga. Pois, para estes casos utiliza-se o CRLV-e no estado do Rio de Janeiro, segundo decreto estadual. A falta do licenciamento poderá resultar em uma multa de R$290,00. Além disso, o motorista poderá perder sete pontos na carteira.
Confira a seguir cinco passos para solicitar o licenciamento anual no Rio de Janeiro e outras informações.
Como realizar o licenciamento anual: passo a passo
1º Passo: Taxa de Serviço
É necessário que o condutor esteja com a Guia de Recolhimento de Taxas (GRT) paga. Além disso, o pagamento deve ser feito em uma agência do banco Bradesco. O Detran do Rio de Janeiro ainda não anunciou o calendário de pagamento e espera-se que seja liberado em fevereiro. Porém, a guia para o pagamento já está disponível para emissão e pagamento no Banco do Bradesco.
Para isso, acesse o site do banco e no menu selecione a opção “Produtos e serviços”. Depois, selecione a opção “Serviços”, por fim, clique em “Pagamentos”. Em seguida, role a tela e selecione a opção “Tributos”. Depois, clique em “DETRAN RJ, GRD, DUDA, GRT e GRM”. Por fim, basta selecionar a opção “Gerar Boleto” no fim da tela.
2º Passo: Seguro DPVAT
Esse imposto também deve estar pago.
3º Passo: Agendar o serviço
O motorista deverá agendar o licenciamento e comparecer a uma unidade de atendimento. Além disso, deverá portar o último CRLV impresso e as taxas quitadas.
4º Passo: avaliação
O serviço do Detran-RJ fará a vistoria do veículo e emitirá o CRLV .
5º Passo: download
O motorista poderá fazer o download da CRLV através do site oficial do Detran ou através da Secretaria da Fazendo do RJ.
Formas de pagamento do licenciamento anual
O condutor poderá fazer o pagamento à vista com dinheiro e terá o serviço de vistoria feito em 48 horas. Caso deseje realizar o pagamento em cheque, o serviço será feito após seis dias úteis.
O parcelamento levará em conta a tabela do Detran do Rio de Janeiro. Além disso, o condutor poderá fazer o pagamento da mesma forma que o IPVA. No entanto, o número máximo de parcelas serão três. De qualquer forma, caso necessite de mais parcelas, o contribuinte poderá solicitar através do portal. Nesse caso, a empresa do cartão de crédito é quem ficará responsável pelos juros e pelas multas.
Qual o valor do licenciamento no Rio de Janeiro
Atualmente, estima-se que o valor do licenciamento 2023 no Rio de Janeiro esteja em torno de R$242,26. No entanto, para conhecer o valor exato é necessário que o cidadão emita a guia de pagamento. Ou, poderá fazer a consulta online através do site do Bradesco.