Hoje nós vamos passar algumas informações para que você veja o passo a passo de como usar o FGTS para financiar casa. O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço é um dos mais importantes programas de financiamento de casas oferecido pelo Governo. Ele tem como objetivo ajudar as famílias brasileiras a financiar a compra de sua casa própria.
No entanto, nem todas as pessoas sabem como usar o FGTS para financiar a casa própria. Se é uma delas, não se preocupe, pois nós separamos um passo a passo simples e eficiente para que você possa utilizar o seu Fundo de Garantia para realizar o sonho do imóvel próprio. Acompanhe a leitura até o final e confira!
Veja o passo a passo de como usar FGTS para financiar casa
O FGTS, Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, pode ser utilizado para financiar a compra ou reforma da casa própria. Mas para que isso aconteça, é preciso que o trabalhador siga alguns passos para utilizar esse benefício. Veja abaixo o passo a passo de como usar FGTS para financiar casa:
1.Verifique o saldo do FGTS
Antes de pensar em utilizar o FGTS para financiar uma casa, é preciso saber qual é o saldo disponível. O trabalhador pode consultar o saldo na Caixa Econômica Federal, através do site, aplicativo ou em uma agência. É importante lembrar que o saldo deve ser suficiente para cobrir o valor necessário para a compra ou reforma da casa.
2.Verifique se atende aos requisitos
O trabalhador que deseja utilizar o FGTS para financiar uma casa precisa atender aos requisitos estipulados pela Caixa Econômica Federal.
Para isso, é necessário ter pelo menos três anos de trabalho sob o regime de FGTS, o imóvel precisa estar localizado na mesma cidade onde o trabalhador exerce sua atividade profissional ou em municípios limítrofes, não pode possuir outro imóvel no mesmo município e não pode ter financiamento ativo no Sistema Financeiro de Habitação.
3.Escolha o tipo de financiamento
Existem dois tipos de financiamento que podem utilizar o FGTS: o Sistema Financeiro de Habitação (SFH) e o Sistema Financeiro Imobiliário (SFI). O primeiro é destinado a imóveis com valor de até R$1,5 milhão e tem taxas de juros mais baixas, enquanto o segundo é destinado a imóveis com valor acima desse limite.
4.Solicite a documentação necessária
Para utilizar o FGTS no financiamento da casa própria, é preciso solicitar a documentação necessária à Caixa Econômica Federal. Essa documentação pode variar de acordo com o tipo de financiamento escolhido e também com a situação do trabalhador.
5.Solicite a liberação do FGTS
Após a aprovação do financiamento, é preciso solicitar a liberação do FGTS para a conta do trabalhador. Esse processo pode ocorrer através do site ou aplicativo da Caixa Econômica Federal e há a liberação do dinheiro diretamente para a conta do vendedor ou construtora do imóvel.
Por fim, agora que você já sabe o passo a passo de como usar o FGTS para financiar casa, é só seguir nossas instruções para realizar o sonho de comprar o imóvel próprio!