O BTG Pactual/Banco Pan liderou o ranking de reclamações contra instituições financeiras no terceiro trimestre de 2022. O levantamento, realizado pelo Banco Central (BC), revelou que o top três contou com o C6 Bank na segunda posição e o BMG no terceiro lugar.
Para elaborar o ranking, o BC levou em conta apenas as reclamações consideradas procedentes e o número de clientes de cada banco. Assim, houve uma equação simples: as queixas foram divididas pela quantidade de clientes das instituições financeiras e, então, multiplicadas por 1 milhão.
Dessa forma, o índice gerado representa o número de reclamações contra o banco para cada grupo de 1 milhão de clientes. Em outras palavras, a avaliação é proporcional à quantidade de clientes das instituições. Aliás, o BC revelou apenas as instituições com as taxas de reclamação mais altas no período.
Nesse panorama, o BTG Pactual/Banco Pan encerrou o trimestre com 1.559 reclamações de clientes. Com isso, o banco atingiu 76,14 pontos no índice de reclamações, assumindo a liderança do ranking. A propósito, o BTG Pactual/Banco Pan tinha pouco menos de 20,5 milhões de clientes no período.
De acordo com o BC, os principais motivos das reclamações contra o BTG no trimestre foram:
- 257 queixas: forma inadequada de ofertar ou informar sobre crédito consignado;
- 193 queixas: irregularidades relativas a operações e serviços relacionados a cartões de crédito;
- 183 queixas: transações realizadas por terceiros (invasão de conta).
Reajuste na conta de luz deve ser MENOR em 2023, abaixo de 10%
C6 Bank e BMG completam top três
No ranking, o C6 Bank ocupou a segunda posição. Em suma, o banco recebeu 1.070 reclamações entre julho e setembro deste ano. Assim, o banco teve 50,18 pontos no índice de reclamações. A saber, o C6 Bank tinha 21,3 milhões de clientes no terceiro trimestre.
O BMG completou o top três entre os bancos com os maiores índices de reclamações. Em resumo, o banco registrou 542 reclamações no período e teve uma pontuação de 46,87 pontos. A saber, o BMG tem 11,5 milhões de clientes.
Veja abaixo o top dez dos bancos:
- Inter – 36,81 pontos;
- Santander – 28,54 pontos;
- Bradesco – 25,18 pontos;
- Mercado Crédito – 22,21 pontos;
- Votorantim – 20,82 pontos;
- PagBank-PagSeguro – 19,73 pontos;
- Original – 17,35 pontos.
Por fim, o cliente que quiser fazer uma reclamação contra alguma instituição financeira, deve, primeiramente, procurar o próprio banco, através do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) ou Ouvidoria.
Além disso, também pode´rá acessar o portal consumidor.gov.br ou mesmo acionar órgãos de defesa, caso não haja solução para as reclamações.
Leia também: Consignado do Auxílio Brasil: juros são MAIORES que média do mercado