O C6 Bank liderou o ranking de reclamações contra instituições financeiras no primeiro trimestre de 2022, assim como aconteceu nos dois trimestres anteriores. O levantamento, realizado pelo Banco Central (BC), indicou que o top três contou com o BTG Pactual/Banco Pan na segunda posição e o Inter no terceiro lugar.
Para elaborar o ranking, o BC levou em conta apenas as reclamações consideradas procedentes e o número de clientes de cada banco. Assim, houve uma equação simples: as queixas foram divididas pela quantidade de clientes das instituições financeiras e, finalmente, multiplicadas por 1 milhão.
Dessa forma, o índice gerado representa o número de reclamações do banco para cada grupo de 1 milhão de cliente. Em outras palavras, a avaliação é proporcional à quantidade de clientes das instituições. Aliás, o BC indicou apenas as instituições com as taxas de reclamação mais altas no período.
Nesse panorama, o C6 Bank encerrou o trimestre com 1.265 reclamações de clientes, 179 a menos que as registradas no quarto trimestre do ano passado (1.444). Com isso, o banco atingiu 77,99 pontos no ranking. A propósito, o C6 Bank tem 16,2 milhões de clientes.
De acordo com o BC, a maioria das reclamações contra o C6 se relacionaram a “integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços, exceto as relacionadas a cartão de crédito, cartão de débito, internet banking, ATM, credenciadora e operação de crédito”.
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BTG Pactual/Banco Pan e Inter completam top três
No ranking, o BTG Pactual/Banco Pan ocupou a segunda posição. Em suma, o banco recebeu 1.290 reclamações entre janeiro e março deste ano, superando o número do C6 Bank. Contudo, o BTG tem mais clientes (18,9 milhões), o que fez o índice de reclamação ficar menor (68,20 pontos).
O Inter completou o top três entre os bancos com os maiores índices de reclamações no primeiro trimestre. Em resumo, o banco registrou 833 reclamações no período e teve uma pontuação de 48,85 pontos. A saber, o Inter tem pouco mais de 17 milhões de clientes.
Na sequência, ficaram: BMG (47,20 pontos), Santander (27,37 pontos), Bradesco (25,22 pontos), Mercado Crédito (24,96 pontos), Original (21,59 pontos), PagBank-PagSeguro (14,87 pontos) e Caixa Econômica Federal (13,17 pontos).
Por fim, o cliente que quiser fazer uma reclamação contra alguma instituição financeira, deve, primeiramente, procurar o próprio banco, através do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) ou Ouvidoria. Além disso, também pode acessar o portal consumidor.gov.br ou mesmo acionar órgãos de defesa, caso não haja solução para as reclamações.
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