A fim de atingir um número cada vez maior de famílias, o governo tem feito mudanças no programa que possibilitam, aos cidadãos brasileiros, a compra de moradias. Dessa forma, diferentes pessoas podem acessar as novidades do Minha Casa Minha Vida.
O programa teve sua criação no ano de 2009 e, durante o governo do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro, passou a se chamar Casa Verde e Amarela. Todavia, no ano de 2023 retornou ao nome original e o governo Lula trouxe, também, algumas outras novidades para o programa.
Quer saber mais sobre estas mudanças? Então, continue conosco na leitura deste texto.
Quais as novidades do Minha Casa Minha Vida?
Entre as novidades do Minha Casa Minha Vida, é possível destacar o aumento no valor do subsídio para aqueles que desejam adquirir um imóvel. O limite, que era de menos de 48 mil reais passa a ser de 55 mil reais para as famílias pertencentes às faixas 1 e 2. Este subsídio pode chegar a cerca de 95% do valor do imóvel, dessa forma, as famílias precisam pagar apenas 5%.
Ou então a diminuição dos juros para o financiamento para as famílias que possuem renda mensal de até dois mil reais. A queda dos juros foi de 0,25%. Bem como, ocorreu, também, um aumento no limite de valor dos imóveis para as pessoas que pertencem a maior faixa de renda.
Minha Casa Retrofit
A novidade do programa Minha Casa Minha Vida para o segundo semestre do ano de 2023 é a versão Minha Casa Retrofit. Esta versão pretende revitalizar edifícios e casas que estão abandonados a fim de ofertar moradias para as famílias no Brasil.
Dessa forma, será possível proporcionar às pessoas em situação de vulnerabilidade social, utilizando as moradias que receberam a reforma, o aluguel social. Tendo, portanto, como foco principal as pessoas da terceira idade. No entanto, ainda não há previsão de data para o início deste projeto.
Quem pode ter acesso às novidades do Minha Casa Minha Vida?
O programa Minha Casa Minha Vida divide as pessoas que ele pode atender em três faixas urbanas e três faixas rurais diferentes. Sendo assim, os benefícios que o programa oferece podem variar de acordo com cada faixa. É necessário, portanto, para ter acesso às novidades do Minha Casa Minha Vida, se enquadrar em alguma dessas faixas.
No caso de faixas urbanas, a faixa 1 abrange famílias com renda mensal de até 2.640 reais. Assim como, a faixa 2 abrange famílias que tenham renda mensal de 2.640,01 reais a 4.400 reais. E, por fim, na faixa 3 encontram-se as famílias com renda de 4.400,01 reais a 8 mil reais.
Já as faixas rurais consideram a renda bruta anual das famílias que residem na área rural. Na faixa 1 entram as famílias que possuem renda anual de até 31.680 reais. A faixa 2 abrange as famílias que têm renda anual de 31.680,01 reais a 52.800 reais. Por fim, a faixa 3 conta com as famílias que possuem renda anual de 52.800,01 reais a 96 mil reais.
Você acredita que as novidades do Minha Casa Minha Vida irão trazer benefícios a muitos brasileiros? Compartilhe conosco a sua opinião nos comentários abaixo!