O Caixa Tem, um dos principais aplicativos bancários do Brasil, foi criado em 2020 para realizar pagamentos de auxílio emergencial durante a pandemia de Covid-19. Porém, ao longo dos anos, esse instrumento tornou-se uma importante conta poupança social à qual milhões de clientes da Caixa Econômica Federal têm acesso.
Dessa forma, entre esses clientes estão aqueles que são beneficiários de programas sociais como o Bolsa Família. A saber, até o ano passado, o programa de transferência de renda se chamava Auxílio Brasil, mas foi finalmente substituído em 2023.
No total, o Auxílio Brasil beneficiou mais de 21 milhões de pessoas, e cerca de 4 milhões de beneficiários já podem ter direito ao saque de R$ 15 mil. .
Afinal de contas, a Caixa Econômica Federal foi condenada pela 1ª Vara Cível Federal a pagar indenização pela violação de dados do Auxílio Brasil. No total, estima-se que cerca de 4 milhões de pessoas foram afetadas.
Quem pode receber R$ 15 mil da Caixa Econômica Federal
Além da Caixa Econômica Federal, o tribunal também condenou a União Federal, a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) e a Dataprev ao pagamento de indenizações. Segundo o juiz que julgou o caso, houve violação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), da Lei do Marco Civil da Internet, bem como do Código de Defesa do Consumidor.
Do mesmo modo, o juiz entendeu que havia confiança por parte dos beneficiários do Auxílio Brasil para com as instituições que tinham seus dados e, portanto, mereciam indenização pelo transtorno. Contudo, a indenização só foi possível com base em ação cível movida pelo Instituto de Proteção de Dados Pessoais, Compliance e Segurança da Informação, conhecida como Confidencialidade.
A compensação deverá valer apenas para alguns dos beneficiários do Auxílio Brasil, e não necessariamente para todos que receberam o benefício no último ano. Mas é provável que a Caixa Econômica Federal, assim como outras instituições, ainda recorra da decisão, o que deve atrasar o pagamento dos valores.
Mais informações sobre o aplicativo Caixa Tem
Em suma, o aplicativo “Caixa Tem” é uma plataforma digital desenvolvida pela Caixa Econômica Federal, um banco público do Brasil. Cabe destacar que ele foi criado para facilitar o acesso a serviços financeiros e sociais oferecidos pela Caixa. Principalmente, para os cidadãos que não possuem contas bancárias tradicionais.
Outro detalhe é que o Caixa Tem é conhecido por ser utilizado em programas de benefícios sociais do governo, como o Auxílio Emergencial e o Bolsa Família. Algumas das principais funcionalidades do aplicativo Caixa Tem incluem:
- Consulta de Saldo: Os usuários podem verificar o saldo de suas contas no aplicativo.
- Transferências: É possível realizar transferências de dinheiro para outras contas, incluindo contas de outros bancos.
- Pagamentos: Os usuários podem pagar contas, boletos e fazer compras online com o saldo disponível em sua conta Caixa Tem.
- Recarga de Celular: É possível recarregar créditos de celular pré-pago diretamente pelo aplicativo.
- Consultar Extrato: Os usuários podem verificar o extrato de suas transações financeiras.
- Benefícios Sociais: O aplicativo é usado para receber benefícios sociais do governo, como o Auxílio Emergencial, e consultar informações relacionadas a esses programas.
- Cartão de Débito Virtual: O aplicativo gera um cartão de débito virtual que pode ser usado para compras online.
- Saque Emergencial do FGTS: Em determinados momentos, o Caixa Tem também foi utilizado para permitir o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
Como faço pra tem crédito na minha conta pix
Eu tenho direito
Eu tenho direito
rafaelaconceicaodesouza00@gmail.com
Eu tenho direito
Isso seria muito bom mesmo
Muito anúncio, não dá pra lê os conteúdos que buscamos.Invasão de privacidade.
Uma Merda esses anúncios.
Eu ñ recebi ó meu