O endividamento excessivo pode trazer uma série de dificuldades financeiras para o cidadão. Isso acontece porque, quando uma pessoa não consegue pagar suas dívidas, os bancos e as empresas deixam de confiar nela. Assim, como resultado, ela pode ter dificuldade para obter empréstimos, financiamentos e até mesmo um cartão de crédito.
Portanto, o endividado deve se organizar financeiramente quanto antes. O primeiro passo é quitar as dívidas, negociando o valor total do débito e dos juros por atraso com os credores. Depois, é preciso controlar os gastos para evitar novas dívidas.
Desse modo, é necessário dividir o dinheiro no orçamento de maneira adequada para compreender de verdade quanto a pessoa está recebendo mensalmente e quais são os gastos fixos. Além disso, é fundamental separar todo mês uma quantia como uma reserva para emergências. Durante esse processo, ter um cartão de crédito pode ser vantajoso, desde que os passos anteriores sejam seguidos antes de solicitar o cartão.
A seguir, veja algumas ótimas opções de cartão de crédito para quem está com nome sujo!
Cartão de crédito para negativados
Hoje em dia, os bancos e as instituições financeiras ampliaram seus serviços para atrair mais clientes. Isso significa que mesmo se você estiver com problemas de crédito, ainda é possível obter um cartão de crédito. Nesse caso, eles não vão checar suas informações no Serasa e SPC.
No entanto, é importante entender que o limite do cartão provavelmente será mais baixo no começo. Isso ajuda a construir confiança: se você pagar as contas em dia, poderá pedir um limite maior no futuro. Então, não espere ter um limite alto desde o início e seja paciente enquanto lida com essa situação.
Veja também: Já é cliente do BANCO INTER? Saiba o que fazer para AUMENTAR o limite do cartão de crédito
Impactos do “nome sujo”
Quando você descobre que está com o nome sujo, fica mais difícil conseguir crédito porque as empresas veem suas dívidas. Com um score abaixo de 500 pontos, as empresas não acham seguro emprestar dinheiro.
Além disso, se você não paga suas dívidas, não pode financiar carros, motos ou casas com instituições financeiras como a Caixa Econômica.
Se você quiser alugar um lugar para morar, a imobiliária pode recusar porque não confiam tanto em você devido aos atrasos nos pagamentos.
Quais são as opções de cartão de crédito para endividados?
Vamos dar uma olhada em 4 opções de cartão de crédito para quem está com restrições no nome! E o melhor: sem anuidade!
Cartão PagBank
No PagBank, você pode solicitar um cartão de crédito ao abrir uma conta digital. O dinheiro na conta pode ser usado para fazer compras com o cartão, como uma garantia de pagamento.
Dessa forma, você pode comprar online, usar serviços de assinatura e usar o cartão para pagar no débito ou crédito.
Caixa
O cartão de crédito Caixa Simples é ótimo para aposentados e pensionistas do INSS. Ele tem taxas baixas e você pode usá-lo como parte do seu benefício como garantia. Você também pode sacar até 95% do limite, comprar parcelado, online e pagar dívidas antigas com ele.
Veja também: BNDES estuda lançar nova linha de crédito
Next
No Banco Next, tem um cartão especial que pode ser usado por aposentados, pensionistas, funcionários públicos e pessoas que trabalham em empresas privadas. Além disso, eles também têm uma opção para pessoas com restrições financeiras que recebem o salário pelo banco.
Trigg
Esse cartão é bem moderno e super fácil de pedir e controlar. O que mais se destaca é que é muito rápido – dá para pedir e ser aprovado em poucos minutos. Além disso, tem um programa de cashback que devolve até 1,3% do dinheiro gasto nas faturas.
Veja também: NOVIDADE sobre o cartão alimentação acaba de ser anunciada pelo governo