Com certeza, ter um carro próprio é o sonho de muitos brasileiros. Desse modo, sabe-se que há inúmeros anúncios na internet de vários modelos usados a vários preços. Por isto, surge a dúvida: é seguro comprar online? Como evitar cair em golpes envolvendo compra e venda de veículos?
A seguir, confira dicas essenciais antes de comprar seu carro pela internet.
Cuidado com golpes na hora de comprar seu carro
Uma pesquisa da Fenabrave (Federação Nacional das Concessionárias de Veículos) mostrou um aumento de 22,7% nas vendas de carros usados entre abril e maio.
Dessa forma, ao pesquisar um veículo na internet, é possível encontrar vários anúncios com preços diferentes. Porém, segundo especialistas, é preciso ficar atento para não cair em golpes.
Assim, o consumidor, segundo a Zapay, fintech de tecnologia para pagamento de dívidas de veículos, pode identificar alguns dos golpes que estão sendo usados na internet e evitar prejuízos.
Veja também: Com redução de preços, venda de carros dispara em Junho
Qual são os principais golpes envolvendo venda de carros?
Clonagem de anúncios
Um dos golpes mais comuns é a clonagem de anúncios. Nesse caso, o fraudador copia fotos e informações de um carro já anunciado por uma pessoa ou empresa e cria um novo anúncio na internet com um preço bem abaixo do valor de mercado.
Desse modo, quando um interessado liga, o golpista pede desculpas por não mostrar o veículo pessoalmente e pede um depósito como forma de reservar o carro.
Ademais, para se proteger, é fundamental ficar atento a ofertas que parecem boas demais.
Sinal
Outro golpe comum é a solicitação de sinal. E como esse golpe funciona? Bem, o golpista publica uma oferta atraente e, quando alguém mostra interesse em ver o carro, pede um depósito como sinal, dizendo que há vários outros compradores interessados.
Assim, depois que o depósito é feito, o golpista desaparece e o consumidor perde o dinheiro. Para evitar essa situação, é fundamental nunca pagar caução sem ver o carro pessoalmente e conferir todos os documentos.
Por fim, prefira sempre o pagamento à vista ou utilize serviços seguros de intermediação financeira.
Funcionário da montadora
Já o golpe de funcionário da montadora envolve um impostor que se faz passar por funcionário de uma empresa automobilística conhecida.
Sendo assim, ele afirma ter acesso a carros novos ou usados com descontos especiais e exige um depósito para garantir a compra. Porém, após receber o dinheiro, o golpista simplesmente desaparece. Para evitar esse golpe, é preciso ficar atento às ofertas milagrosas e nunca fazer depósitos sem a devida segurança.
Veja também: Aprenda a fazer cheirinho para carro caseiro, receita simples e prática
Como evitar estes golpes na hora de comprar um carro?
Para evitar ser vítima de fraude na hora de comprar um carro online, é fundamental seguir alguns cuidados de segurança.
Assim, aqui vão algumas dicas importantes:
- Desconfie de “pechinchas”: Fique atento se o preço do carro estiver significativamente abaixo do valor de mercado, pois isso pode ser um sinal de fraude. Pesquise a tabela Fipe e faça uma comparação com outros anúncios parecidos.
- Evite pré-pagamentos e escolha serviços seguros: Nunca faça depósitos na conta do revendedor antes de ver o carro pessoalmente e verificar todos os documentos. É mais seguro pagar à vista ou usar serviços confiáveis de mediação financeira.
- Verifique a procedência do veículo antes de comprar: É recomendável fazer uma vistoria completa no carro para verificar seu estado mecânico e estrutural antes de fechar negócio. Além disso, verifique se não há multas, impostos ou financiamentos pendentes. Solicite nota fiscal, manual, chave reserva e comprovante das revisões.
- Conheça o vendedor e explore suas informações: Pesquise informações sobre o vendedor, como nome, telefone, endereço e redes sociais. Além disso, se for possível, visite a loja ou até mesmo a casa do vendedor.
Por fim, seguindo essas orientações, você estará mais bem preparado para identificar possíveis golpes e evitar prejuízos ao comprar um carro online. Lembre-se que a segurança é primordial.
Veja também: Governo anuncia fim do programa de carro zero com desconto