O Natal deste ano será mais caro para os consumidores, principalmente aqueles que não se prepararam com antecedência para a festa de fim de ano com seus entes queridos. Por isso, hoje nós vamos dar dicas de economia para sua ceia de Natal.
Estudos revelam que, o aumento em 2022 será de 16,2% em relação ao mesmo período do ano anterior. O estudo utilizou, portanto, informações disponíveis publicamente do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) e do IBGE. Entre os fatores que vão encarecer o evento, está o custo da própria refeição.
O índice de preços dos alimentos teve um aumento notável nos últimos meses. Os valores dos produtos são afetados pela inflação e pelas taxas de câmbio. À medida que o valor do dólar sobe, mais mercadorias são exportadas; como resultado, menos produtos estão disponíveis no mercado doméstico, elevando os preços para consumidores como nós.
Dicas de economia para a sua ceia de Natal
Separamos algumas dicas para o organizador de festas que gostaria de economizar dinheiro sem sacrificar uma grande festa. Ainda é possível oferecer uma refeição comemorativa memorável, apesar do aumento do custo dos alimentos, oferecendo uma variedade de pratos, mas sem gastar muito.
Porém, é fundamental se planejar com antecedência e buscar as melhores ofertas do mercado para os produtos que estarão na lista de compras.
1ª Dica: Troque alimentos caros por alternativas mais baratas
Quer gastar menos dinheiro? Mude para as versões mais econômicas sem sacrificar a qualidade das refeições que são servidas. Seguindo estas etapas, você descobrirá como suas refeições de fim de ano podem ser baratas e deliciosas.
Simplificando: escolha marcas menos conhecidas. Obviamente, é bom priorizar as frutas e legumes da estação, pois serão mais acessíveis na maioria dos supermercados.
2ª Dica: Compre os itens necessários com antecedência
Fazer uma lista de compras com tudo o que sua família precisa para a comemoração vai diminuir o estresse e, o mais importante, permitir que você economize no final do mês. Dado que a procura aumenta à medida que a celebração se aproxima, é aconselhável ter tudo em mente e aproveitar ao máximo as vendas durante este período.
3ª Dica: Faça uma lista de convidados
Se você fizer uma lista de convidados, saberá exatamente quantas pessoas irão à festa. O anfitrião terá então uma boa ideia de quanto dinheiro será gasto em comida e quanto tempo será gasto preparando-a para a refeição.
É importante ficar de olho em convidados inesperados. Assim, é possível evitar estourar o orçamento se você contabilizar a chegada deles em seus planos.
4ª Dica: Defina um orçamento para cada convidado
O número exato de pratos e a quantidade de ingredientes para comprar podem ser determinados com maior precisão, uma vez estabelecida a lista de convidados. Dessa forma, você consegue estimar quanto cada convidado vai gastar fazendo a média do consumo individual.
5ª Dica: Examine os preços em vários supermercados
Depois de fazer sua lista de compras, é hora de começar a procurar as melhores ofertas.
Portanto, não há necessidade de sair de casa e gastar gasolina em tal consulta. Em vez disso, pode ser feito nas plataformas virtuais dos supermercados.
Preste muita atenção aos descontos de compra em grande quantidade que as redes de anúncios oferecem, pois podem ser uma boa escolha para festas que esperam uma grande lista de convidados.