Se você está ligado nas novidades deve ter ouvido falar sobre o FGTS futuro, não é mesmo? Será que é uma boa escolha para todo mundo? Afinal, o FGTS futuro aparece como um incentivo em dinheiro para quem deseja realizar a compra de uma casa. Ou seja, isso atrai a atenção daqueles que sonham com a casa própria.
Portanto, veja em detalhes como usar o FGTS futuro e entenda se vale a pena mesmo adquirir esse empréstimo que será garantido pelo pagamento que você ainda vai receber futuramente. Como o nome diz, o financiamento tem como garantia o Fundo de Garantia que será depositado nos próximos anos em sua conta. Veja mais:
Tudo sobre o FGTS futuro
Segundo um Censo realizado pela empresa QuintoAndar em parceria com o Datafolha, a casa própria ainda é um sonho para mais de 87% dos brasileiros. Pois, muitos sonham em adquirir um imóvel para ter segurança em momentos de instabilidade que elevam os preços e reduzem as ofertas de aluguel acessível.
Apesar de ter um controle temporário em relação aos valores de aluguéis pagos, esse custo leva uma boa parte do dinheiro das pessoas. Por isso, muitos desejam adquirir a casa própria para deixar de ser inquilinos e pagar aluguéis.
Nesse sentido, o FGTS futuro aparece como uma solução para um dos problemas brasileiros mais antigos, já que visa atender aqueles que desejam ter um imóvel, mas que não tem condições para dar a entrada que, na maioria das vezes, é necessária em um financiamento imobiliário. Mas, o FGTS futuro é uma boa escolha? Veja abaixo:
Vale a pena aderir ao FGTS futuro?
O FGTS do futuro é um incentivo financeiro regulamentado pela Portaria nº 2. 745, de 5 de setembro de 2022, publicada no Diário Oficial da União. Na prática, a pessoa abre mão do valor da sua conta poupança para usar esse dinheiro no pagamento de prestações ou como entrada em um financiamento imobiliário através do programa Casa Verde e Amarela.
Portanto, o FGTS futuro é como uma modalidade de crédito consignado, as parcelas vão ser debitadas mensalmente do valor que seria depositado no FGTS. Desse modo, alguns especialistas veem o FGTS como um incentivo que resultou no acúmulo de imóveis do programa Casa Verde e Amarela que não tinham liberação, já que um terço das pessoas não tinham renda para comprar a casa própria.
Por isso, é uma questão muito subjetiva entender se vale a pena aderir ao FGTS futuro, visto que se trata de um sonho, mas é preciso ter responsabilidade e entender que esse dinheiro vai ser debitado mensalmente. No entanto, a análise de especialistas leva a crer que é um bom negócio considerando que o rendimento anual do FGTS é irrisório e que usar o FGTS futuro para realizar um sonho é uma boa ideia.
Sendo assim, agora que você já sabe em detalhes como usar o FGTS futuro, aproveite essas dicas incríveis para ficar atento aos seus direitos. Nos diga o que achou.