Quem atua no mercado de trabalho formal sabe a importância do 13° salário para as finanças pessoais. Por isso, separamos dicas para usar o 13° com sabedoria e aproveitar melhor esse dinheiro, pois quando se trata de finanças, todo cuidado é pouco para não acabar se enrolando.
Afinal, esse dinheiro que é pago, na maioria das vezes, em duas parcelas no final do ano para os empregados é sempre uma boa opção para colocar as contas em dia ou fazer planos para o futuro. Confira algumas dicas:
Dicas para usar o 13° com sabedoria
Uma das dicas para usar o 13° com sabedoria é o pagamento de dívidas atrasadas, visto que é difícil investir em qualquer modalidade enquanto ainda está com débitos atrasados com alguém. Pois os juros de dívidas sempre serão maiores do que quaisquer investimentos quando se trata de retorno financeiro.
Então, depois de pagar todas as dívidas atrasadas, veja outras dicas para usar o 13° com sabedoria que separamos abaixo:
Pague à vista
Agora que se livrou de contas atrasadas, saiba que para usar o 13° com sabedoria é preciso evitar criar novas contas à prazo. Muita gente acaba dando entrada com alguma parte desse dinheiro e acaba entrando no ano seguinte com novas dívidas. Ou seja, acaba de se livrar de uma para entrar em outras contas fixas mensais para o novo ano que está chegando.
Por isso, sempre pague a vista quando os descontos forem favoráveis para essa condição. A vantagem de conseguir pagar o valor total à vista é a possibilidade negociação do preço de qualquer produto, visto que aquele custo anunciado na placa, mesmo que em promoção, não é o mesmo quando se negocia diretamente com o vendedor.
Comece a planejar seu futuro
Muita gente aguarda o fim de ano para gastar todo o décimo terceiro em apenas alguns dias. No entanto, uma das principais dicas para usar o 13° com sabedoria é pensar no futuro para esse dinheiro. Afinal, o ano já acabou e o próximo surge cheio de custos fixos com impostos anuais e matrículas escolares, por exemplo.
Por causa disso, quem usa esse dinheiro com sabedoria sabe a importância de reservar boa parte desse capital para fazer o planejamento futuro. Então, depois de pagar as dívidas e comprar algum produto à vista para aproveitar os descontos, é preciso poupar uma boa parte desse capital.
Pois, as contas do início do ano se acumulam e acabam fazendo com que seu ano novo não seja tão próspero como você imaginava. Nada tão mágico acontece, mas desde que se tenha responsabilidade e entenda essas dicas para usar o 13° com sabedoria, seu ano novo pode começar bem melhor do que você imagina.
Por isso, procure saber qual será o valor dos impostos para evitar entrar na chamada “bola de neve” tão comum a partir de janeiro. O 13° salário coincide com uma grande movimentação do comércio para que todo esse dinheiro seja gasto, mas quem conhecer essas dicas para usar o 13° com sabedoria nunca mais vai desperdiçar seu capital tão suado.