Quase dois milhões de pessoas estão nas filas do INSS. Assim, saber como acelerar seu benefício do INSS, se torna uma informação preciosa.
Os trâmites dos processos de requerimento de qualquer benefício do instituto de previdência sempre foram lentos por natureza. Nesse sentido, a análise e concessão de um benefício, sempre demandou prazo superior a trinta dias.
Contudo, esses prazos agora são muito maiores, e essa demora pode gerar situações muito complicadas para os segurados que dependem dos recursos para a sobrevivência.
O novo presidente da a autarquia prometeu mudanças no sentido de acelerar esses trabalhos e diminuir os estoques de processos no instituto. Contudo as filas ainda continuam grandes.
A contratação de novos servidores é uma das medidas que prometem mitigar esse aumento que vem acontecendo gradativamente nos últimos meses.
Quer entender melhor as razões de tamanhas filas a espera de um serviço do instituto de previdência e saber dicas de como acelerar seu benefício do INSS? Continue a leitura do texto até o final!
O que impede o Instituto de Previdência de acelerar seu benefício do INSS
Primeiramente, vários fatores influenciam no atraso dos serviços. Portanto, além da falta de peritos, o não comparecimento nas perícias agendadas também contribuem para o crescimento das filas.
Desse modo, parte da responsabilidade por esse atraso é do próprio segurado, que deixando de comparecer aos agendamentos da autarquia impede o andamento dos trabalhos.
Nesse sentido, a pessoa que falta no agendamento impede que outro segurado receba o atendimento. Além disso, exige, por parte da autarquia, um novo agendamento para a própria perícia.
Medidas da autarquia que podem acelerar o seu benefício do INSS
A princípio, o Instituto Nacional de Previdência Social criou um projeto piloto com o objetivo de lembrar os segurados sobre seus agendamentos. Dessa forma, atendentes da central 135 realizam ligações diárias para fazer o lembrete. Diminuindo assim o índice de faltas aos serviços com agendamento prévio.
Ao mesmo tempo, a autarquia implantou outra medida que promete acelerar os procedimentos de perícia. Dessa forma, a medida consiste na permissão para que os peritos passem a receber por hora extra trabalhada. Nesse caso o número de perícia que hoje é de 12 atendimentos diários poderia crescer.
Números impactantes nas filas do INSS
De acordo com informações da própria autarquia, existe hoje nas filas aguardando algum atendimento de análise de benefício do INSS, 1.197.750 pessoas. Esse dado é referente aquelas pessoas que estão com toda a documentação em dia, aguardando somente que um servidor possa analisar o caso.
Contudo, existem também 596.699 pessoas que aguardam passar por consulta médica pericial.
Afinal qual a melhor forma de acelerar o seu benefício do INSS?
Por fim, se apesar de todas as medidas tomadas pela própria Previdência Social o seu benefício continuar estagnado nas filas. Então, o melhor caminho é você fazer a sua parte, mantendo as documentações organizadas e o mais completa possível. Também é possível acelerar o seu benefício do INSS, ficando sempre atento a todas as solicitações da autarquia.
Agora que você já sabe as causas do aumento nas filas e tem as dicas do que pode fazer para acelerar seu benefício do INSS, faça sua parte. Volte para mais informações.