A curiosidade sobre o novo valor do PIS/PASEP vem acompanhando os trabalhadores brasileiros desde o encerramento do calendário de pagamentos de 2023. Afinal, esses dois fundos tiveram a criação no ano de 1975 e desde então contempla milhões de trabalhadores com a liberação de verbas anuais.
Assim, para o empregado fazer jus a algum valor é necessário ter exercido atividade formal, com registro em carteira no ano anterior à liberação do recurso.
Entretanto, devido a uma alteração que ocorreu em 2020, o calendário está com um ano de atraso. Sendo assim, no próximo ano, os pagamentos serão referentes ao ano base de 2022. Ou seja, os trabalhadores que tiveram um emprego formal por algum período do ano passado (2022).
Quer saber tudo sobre o novo valor do PIS/PASEP para o ano base 2022? Acompanhe atenciosamente a leitura desse texto até o final!
O novo valor do PIS/PASEP e as mudanças no calendário
Primeiramente, cabe destacar que o pagamento dos recursos desse fundo aconteciam sempre no ano subsequente ao ano de referência, ou seja, o ano base. Contudo, com a crise da pandemia, houve um atraso de um ano no calendário e não teve correção até agora.
Desse modo, o pagamento que deve acontecer no ano de 2024, irá contemplar aqueles trabalhadores que tinham um emprego formal nesse ano base. Sendo assim, para ter direito a algum recurso do fundo o indivíduo precisa necessariamente ter trabalhado ao menos um mês no ano base de 2022.
Não houve divulgação de cronograma de pagamento até o presente momento. Entretanto, isso não foge a nenhuma regra, pois nos outros anos o Governo Federal divulga as datas referente ao calendário de pagamento somente no mês de dezembro.
A curiosidade maior da população é sobre a definição do valor que ficará disponível para sacar. No entanto, a divulgação dessa informação também deve ficar para o final do ano.
Está curioso sobre o novo valor do PIS/PASEP, mas afinal o que é esse fundo?
Esse é um fundo contábil que unificou o Programa de Integração Social e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público. Portanto, o fundo PIS/PASEP reúne tanto os trabalhadores sob o regime da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), quanto os da iniciativa pública. Antes da junção dos dois fundos o PIS contemplava aqueles que possuíam vínculo formal de emprego nas entidades privadas e o PASEP atendia os trabalhadores com funções em órgãos públicos (federais, estaduais ou municipais).
Assim, o pagamento do PIS é de responsabilidade da Caixa Econômica Federal, que faz a liberação dos valores para os trabalhadores com registro em carteira. Enquanto isso, o pagamento do PASEP é obrigação do Banco do Brasil, que efetua os depósitos aos servidores públicos.
Quem vai receber recursos desse fundo em 2024
Por fim, vale reforçar que com a alteração do calendário que ocorreu em 2020 irão receber o novo valor do PIS/PASEP, somente quem tem períodos de trabalho formal em 2022. Afinal, esse é o ano base de referência para o cálculo do próximo pagamento. Sendo assim, todos os critérios se referem a trabalhadores com vínculo empregatício naquele ano.
E você também está curioso sobre o novo valor do PIS/PASEP? Fique de olho nas comunicações do governo. Volte para mais informações.