Você sabe qual é o seu tempo de contribuição no INSS? Se você ainda não sabe, está na hora de consultar. A revisão da vida toda tem aprovação, o que significa que na contagem de sua contribuição com o INSS, pode-se considerar a sua contribuição da vida toda. Leia este post e veja detalhes sobre a revisão da vida toda e se você tem direito a pedir.
Atualmente, só é possível rever as contribuições a partir do mês de julho do ano de 1994. Porém, com essa mudança, algumas pessoas conseguirão acessar as contribuições realizadas durante toda a vida. Mas não são todas as pessoas que possuem esse direito, então, veja aqui detalhes sobre a revisão da vida toda e se você tem direito a pedir.
Revisão da Vida Toda
O Supremo Tribunal Federal aprovou o direito à revisão da vida toda do Instituto Nacional do Seguro Social. Assim, os aposentados e pensionistas conseguirão rever quais foram as contribuições que eles realizaram durante toda a vida, pois, atualmente, é possível consultar apenas as contribuições feitas a partir do mês de julho do ano de 1994.
Mas qual a vantagem de realizar essa consulta? Bom, a revisão da vida toda pode conceder a alguns segurados um considerável aumento em seu repasse mensal. Esse direito, muito aguardado por vários segurados do INSS, foi concedido por 6 votos a 5, durante a votação no STF.
Direito à revisão
O direito à revisão foi concedido, mas não são todas as pessoas que conseguirão ter acesso a ele. Com a decisão do Supremo Tribunal Federal, algumas pessoas aposentadas e pensionistas poderão recorrer a contribuições realizadas antes do Plano Real. Isso pode ser muito benéfico também para as pessoas que recebem auxílio devido a alguma doença e para as que são aposentadas devido à invalidez.
Assim, está previsto que alguns processos que estão aguardando para serem julgados, agora possam ser analisados mais rapidamente. Vale salientar ainda que essa decisão é válida para todos os tribunais do país. Mas para que você dê entrada na solicitação de Revisão da Vida Toda é necessário calcular se essa opção realmente compensa. Além disso, é preciso atender a alguns requisitos. Dentre os requisitos, por exemplo, está a contribuição antes de o mês de julho de 1994 e ter se aposentado nos últimos dez anos.
Quem pode solicitar a revisão da vida toda?
As pessoas que receberam a primeira parcela de sua aposentadoria no ano de 2011 não conseguem solicitar a Revisão da Vida Toda. Além disso, a pessoa deve ter se aposentado antes do ano de 2019, ou seja, antes da Reforma da Previdência. Em síntese, essa revisão é benéfica para as pessoas que tinham salários consideravelmente altos antes do ano de 1994.
Além disso, é fundamental realizar os cálculos antes de solicitar a revisão, pois, em alguns casos, é possível que o valor do benefício tenha redução, o que não é nenhuma vantagem. Então, se você tem dúvidas, consulte um profissional especialista em assuntos previdenciários.
Sendo assim, se você quer solicitar essa revisão, fique atento as exigências.