O consignado do BPC/LOAS é uma opção interessante para os beneficiários que precisam de dinheiro. Isso porque, as condições oferecidas nessa modalidade de crédito tendem a ser interessantes. Ademais, o consignado do BPC/LOAS estava suspenso desde março. Porém, a partir de agosto ele estará de volta. Por isso, é importante saber os detalhes dessa linha de crédito para não cair em dívidas.
Pensando nisso, reunimos algumas das principais informações sobre esse assunto para te passar. Acompanhe a leitura até o final e confira!
Veja detalhes do consignado do BPC/LOAS
Aguardado ansiosamente pelos beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas), os empréstimos consignados voltarão a ser liberados a partir do próximo mês. De acordo com a informação divulgada pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), após três meses de suspensão da concessão de novos créditos com desconto em folha para esse público.
Ademais, a Lei 14.601, que determinou a retomada dos empréstimos consignados aos titulares do BPC/LOAS, também impôs algumas modificações no crédito. Dessa forma, há um limite de até 35% da renda mensal, uma vez que o benefício é correspondente ao salário mínimo nacional (R$1.320). Portanto, esse percentual é inferior à margem consignável das aposentadorias e outros benefícios do INSS, atualmente em 45%.
Divisão da margem consignável do BPC/Loas
No caso do BPC/Loas, a margem consignável é dividida da seguinte forma: 30% destinam-se exclusivamente a empréstimos e financiamentos com desconto em folha. Enquanto 5% são reservados para amortização de despesas contraídas por meio de cartão de crédito consignado ou cartão consignado de benefício. Ou ainda, para saques realizados por meio desses cartões.
Consignado do BPC só retornará em agosto: veja o motivo
De acordo com o INSS, as operações de empréstimo consignado voltarão apenas em agosto devido à necessidade de tempo para a regulamentação das regras no instituto. Isso porque, o retorno do crédito exigirá a alteração de uma Instrução Normativa. Além disso, a empresa de processamento de dados do Governo Federal, Dataprev, precisará fazer as alterações no sistema para permitir a implantação dos descontos.
Diferença na margem consignável do BPC/Loas
Além disso, o INSS explicou ainda, que essa retomada dos empréstimos consignados para beneficiários do BPC/Loas é uma situação inédita. Visto que os benefícios terão margens diferentes. Enquanto a margem para empréstimo do BPC/Loas será de 35%, a margem para aposentadorias é de 45%.
Desse modo, essa diferença nas margens requer uma complexa atualização nos sistemas da Dataprev, o que justifica a implantação somente em agosto.
Quais as vantagens da retomada dos empréstimos consignados para beneficiários do BPC/Loas?
Por fim, a retomada dos empréstimos consignados traz benefícios e oportunidades para os beneficiários do BPC/Loas. Isso porque, com a liberação desses créditos, será possível obter recursos financeiros para suprir necessidades emergenciais, realizar investimentos ou quitar dívidas.
Além disso, as taxas de juros geralmente são mais baixas em comparação a outros tipos de empréstimos, o que torna essa modalidade ainda mais vantajosa.
Agora que você já sabe tudo sobre o consignado do BPC/LOAS, deixe-nos um comentário com a sua opinião sobre esse assunto!