Sabemos que, em alguns momentos da vida, as finanças pessoais ou familiares realmente apertam. Quando isso acontece, algumas pessoas vão em busca de um empréstimo consignado. Mas quais são os cuidados ao contratar um empréstimo consignado? Confira agora no Brasil 123.
O que é um empréstimo consignado
Falando de forma bem simples, um empréstimo consignado é uma modalidade de empréstimo cujo pagamento acontece com o desconto direto na sua folha de pagamento.
Muito comum para funcionários públicos e aposentados, o empréstimo consignado é responsável por altas taxas de endividamento.
No entanto, o que torna o empréstimo consignado tão atrativo para muitos é que muitas instituições financeiras (bancos ou agentes credenciados) muitas vezes vendem a ideia de que o fato de ter parcelas e juros menores e a longo prazo não vai comprometer a vida financeira de ninguém. O que nem sempre é verdade!
Cuidados ao contratar empréstimo consignado: veja as dicas
Por isso, se você está pensando em contratar um empréstimo consignado, deve ter em mente que precisa tomar alguns cuidados. Então, confira a seguir como fazer para contratar com segurança e evitar problemas mais sérios.
Parcelas que cabem o seu bolso
Antes de tudo, faça suas contas e veja se as parcelas do empréstimo não vão te fazer falta. Se a parcela do consignado vai comprometer outras despesas do seu cotidiano, pense melhor antes de contratar.
Taxas de juros
Sim, as taxas de juros de empréstimos consignados costumam ser muito mais baixas do que outras modalidades de empréstimo. Mas como os prazos são mais longos, é preciso saber quanto será a sua dívida final. Dessa forma, entenda que as taxas de juros mais altas ou mais baixas vão estar diretamente ligadas ao número de parcelas. Faça estas contas.
Nada além do empréstimo
Muitas vezes os bancos, no momento da contratação do empréstimo consignado, podem te oferecer seguros e outros produtos “embutidos” no empréstimo. Tenha muita atenção com este aspecto. Dessa forma, não aceite que em suas parcelas sejam acrescentadas outras taxas de serviços que você não queira contratar.
Cuidado ao refinanciar
Uma das possibilidades que o empréstimo consignado oferece é, caso haja margem consignável, poder realizar o refinanciamento do empréstimo. Nesta modalidade, o banco ou outro (que compra a sua dívida para refinanciar) oferecem menores taxas de juros e redução de parcelas, mas, também, o aumento do prazo para pagar as parcelas.
Assim, a menos que você esteja passando por uma situação financeira muito delicada, evite o refinanciamento de empréstimos consignados.
Tenha um plano para o seu empréstimo
O empréstimo consignado pode ser uma boa alternativa para os momentos do sufoco, mas antes exige cuidados para a sua contratação. Evite, por exemplo, contratar um empréstimo para pagar despesas do dia a dia. Assim, a melhor opção para dar conta das dívidas do cotidiano é fazer uma renda extra. Pense nisso.
Por fim, agora que você já sabe quais são os cuidados ao contratar empréstimo consignado, então já pode estudar a possibilidade de pedir o seu. Aproveite.