Atualmente, a Receita Federal lançou mão de alguns projetos que visam levar comodidade ao cidadão que possui conta Ouro ou Prata na plataforma oficial do Governo Federal, o gov.br. Nesse sentido, todos os contemplados devem saber como verificar a declaração pré-preenchida do Imposto de Renda, o qual foi o documento liberado pelo órgão a fim de gerar essa melhor acessibilidade.
De maneira geral, a ideia seria apenas seguir a papelada, sem a necessidade de incluir nenhum dado ou se preocupar com esses detalhes burocráticos. Porém, segundo Richard Domingos, Diretor Executivo da CONFIRP Contabilidade, é interessante realizar essa verificação, já que os dados pessoais sao de fontes diferentes.
Confira como verificar declaração pré-preenchida do Imposto de Renda
Em suma, os informes contidos no site referem-se a diversos fatores financeiros da vida do indivíduo, como rendimentos, deduções, bens, dívidas e ônus reais. O acesso está disponível desde o dia 15 de março desse ano e pode ser encontrado tanto pelo computador quanto no aplicativo de celular Meu Imposto de Renda.
Com isso, fica sob responsabilidade do cidadão confirmar a veracidade dos dados e realizar alterações em casos de necessidade, já que, além do que foi citado, os mesmos são importados com base no ano anterior. Por isso, é fundamental verificar a declaração pré-preenchida do imposto de renda.
Acesso pelo computador para verificar declaração pré-preenchida do Imposto de renda
Primeiramente, para ter acesso ao documento, é preciso abrir o programa de navegação do Governo Federal e entrar na conta gov.br, a qual vai dispor de uma aba que levará a uma tela que contém a opção “Iniciar declaração a partir da pré-preenchida”.
Caso não possua o programa, a pessoa deverá acessar o e-CAC com sua conta gov.br, o qual é o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte. Depois, é necessário clicar em “Declarações e Demonstrativos”.
Em seguida, tela irá mudar para outra página, a qual, por sua vez, conterá a opção “Meu imposto de Renda”.
Em seguida, a mesma deve seguir para a alternativa “Preencher declaração online” e selecionar o ano vigente, nesse caso, 2023, por conseguinte, para “Iniciar declaração” e, por fim, para “Pré-preenchida”. A partir disso, deve confirmar todo conteúdo do fomulário.
Exemplos de beneficiados
Neste contexto, fica o questionamento de quem, então, deve verificar a declaração pré-preenchida do Imposto de Renda. Visto que, a Receita Federal não disponibilizou o acesso prévio para todos os contribuintes.
Dessa forma, sabe-se que as principais fontes de informações são: empregadores, os quais enviam informes financeiros sobre a DIRF, sendo a Renda Retida na Fonte; imobiliárias, as quais prestam sobre a DIMOB, o qual é as atividades imobiliárias; prestadores de serviços de saúde, os quais enviam a Declaração de Serviços Médicos; prestadores que apuram o chamado Carnê-Leão.
Dependentes legais
Concluindo, também é possível que o representante legal tenha acesso aos dados de seus dependentes, porém envolve algumas etapas mais burocráticas.
Nesse caso, o cidadão dependente deve, antes de baixar as informações, passar uma procuração digital para o seu titular. Fora isso, o processo no site do Governo Federal segue normal, como explicado anteriormente.