As notas do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) podem ser usadas para ingresso na faculdade, e cada vez mais instituições públicas e privadas estão fazendo isso. Por isso que hoje, nós vamos indicar como utilizar a nota do ENEM sem erros.
Como entrar na faculdade apenas com uma nota do ENEM
Entrar em uma universidade de primeira linha apenas com o seu Enem é totalmente viável. Isso vale para universidades públicas e privadas e bolsas de estudo em estabelecimentos de ensino privado. Em ambos os casos, atender aos requisitos mínimos de nota é a principal prioridade.
Então, para participar da grande maioria dos procedimentos de seleção, você precisará de uma média geral de pontos de pelo menos 450. Assim, a universidade pode definir um requisito de nota mínima mais alta para cursos mais competitivos.
Embora a nota da redação possa dar um grande salto na média geral do candidato, ela não é o único fator levado em consideração no processo de seleção. Um dos princípios norteadores do Enem é realizar uma avaliação abrangente dos conhecimentos, habilidades e visão de mundo do aluno. É por isso que não faria sentido contar apenas uma de suas pontuações de teste.
A nota de aprovação do Enem: como usar para ter sucesso no Sisu
O programa de seleção unificada do governo federal, conhecido como Sisu, classifica os candidatos com base nas notas do Enem. Portanto, não há restrições de renda para se inscrever em nenhum dos formatos de competição mundial porque essas vagas são para universidades públicas.
As inscrições são gratuitas, acontecem semestralmente (no 1º e no 2º semestres) e devem ser feitas no site do Sisu. Tudo, desde a inscrição até a descoberta do resultado, acontece digitalmente. Enquanto isso, os arranjos de matrícula são feitos através das próprias universidades.
Qual a melhor forma de utilizar o Prouni usando a nota do Enem?
Bolsas de estudo parciais e integrais em faculdades privadas são atribuídas pela iniciativa do Governo Federal chamada Programa Universidade para Todos (Prouni). É gratuito e totalmente informatizado, sendo os candidatos classificados em 50% (parcial) ou 100% com base apenas no desempenho no Enem (integral).
Para participar, o aluno deve ter realizado o Enem no ano letivo anterior e ser aprovado com nota mínima de 450 pontos nas provas objetivas e nota maior que zero na prova escrita.
Como o próprio nome sugere, o Prouni é para alunos cujas famílias tenham renda bruta mensal de até três salários mínimos. Os professores efetivos da rede pública de ensino fundamental e médio que desejarem se candidatar a bolsas de magistério não precisam comprovar renda.
As inscrições são abertas duas vezes por ano, e podem ser feitas online no site oficial do ProUni. Mas lembre-se que as bolsas do ProUni são apenas para alunos que ainda não possuem o título de bacharel.
Por fim, agora que você já sabe como utilizar a nota do ENEM sem erros, estude bastante, e procure atingir a maior quantidade de pontos que consegue. Este fato, definirá as vagas possíveis de se conseguir nos programas.