A manutenção da saúde bucal é muito importante para que o indivíduo mantenha também sua saúde geral. Afinal, a cavidade bucal faz parte do corpo como um todo, logo, alterações nessa área podem provocar alterações nos demais sistemas. Para manter a saúde bucal em dia é necessário utilizar o fio dental, por isso, veja como usar o fio dental corretamente.
Apesar de grande parte das pessoas saberem que é necessário utilizar o fio dental para que a saúde bucal se mantenha, a maioria delas não utiliza e boa parte, quando utiliza, faz isso da forma incorreta. Por isso, leia este post e aprenda a como usar o fio dental corretamente.
Por que é preciso utilizar fio dental?
Em primeiro lugar, é necessário entender o porquê é necessário utilizar o fio dental todos os dias. Bom, a escova de dente possui cerdas que têm a função de retirar toda a sujeira presente na superfície dental. No entanto, há um espaço entre a gengiva e o dente e entre um dente e outro que não é acessado pela escova. Para que esse espaço seja higienizado corretamente, então, faz-se o uso do fio dental.
Porém, é necessário utilizar o fio dental da forma correta para que a limpeza seja efetiva, além disso, uma boa utilização previne a ocorrência de recessões gengivais e ferimentos na gengiva. O acúmulo de placa bacteriana nos lugares de difícil acesso podem levar à ocorrência de cárie, gengivite e, em casos mais avançados, periodontite.
Veja abaixo como utilizar o fio dental corretamente e fique livre desses problemas, mantendo a sua saúde bucal sempre em dia.
Como usar o fio dental corretamente?
Para que você aproveite o seu fio dental ao máximo, existem algumas técnicas que podem ser utilizadas. Neste post é indicada a seguinte técnica:
Retire um pedaço de fio dental de aproximadamente quarenta centímetros e enrole nos dedos médios das mãos direita e esquerda, de modo que entre os dedos sobre cerca de 10 centímetros de fio. Feito isso, segure o fio dental entre os polegares e indicadores de ambas as mãos, deslizando o fio para cima dos dentes, de modo que chegue ao fim da gengiva e puxe o fio para baixo juntamente com a sujidade presente na região.
Repita esse movimento entre todos os dentes das duas arcadas. É importante não esquecer de passar o fio com cuidado, pois introduzir o fio dental de forma brusca pode provocar o ferimento da gengiva. Além disso, vá rodando o fio de modo a utilizar um pedaço limpo em cada passada.
E se a gengiva sangrar?
Se você estiver passando o fio dental corretamente, sem ferir a gengiva, e mesmo assim sua gengiva tem sangrado, possivelmente você está em um quadro inicial de gengivite. Então, não se preocupe, pois, ao manter sua higiene bucal da forma correta a gengivite irá cessar.
Não se esqueça: uma gengivite não tratada pode provocar vários problemas à saúde bucal, uma vez que ela pode evoluir para um quadro de periodontite. Cuide sempre da sua saúde bucal!