A micose nas unhas, também conhecida como “tinha do pé”, é uma infecção por fungos. Essa doença costuma afetar mais os pés, pois as unhas dos membros inferiores demoram mais para crescer. Com isso, facilita que o fungo fique mais tempo por lá e consiga se desenvolver.
Dessa forma, essa colonização afeta a saúde das unhas, deformando-as. Além disso, podem mudar a sua coloração que, geralmente, sugere qual é o agente causador da infecção. Existem alguns fatores que podem favorecer a micose nas unhas. Entre eles estão a idade avançada, devido a redução do metabolismo e do crescimento das unhas. Também doenças vasculares ou diabetes.
Micose das unhas: diagnóstico
Para tratar a micose nas unhas é necessário em primeiro lugar fazer o seu diagnóstico. Dessa maneira, deve-se consultar um médico. Ele fará a solicitação de um exame direto da unha. Assim, será possível conferir se a alteração da unha é de fato micose e qual o fungo que está lá.
No entanto, muitas vezes o resultado deste exame demora para sair. Logo, muitos profissionais podem iniciar o tratamento antes mesmo da confirmação. O profissional médico especialista em tratar a micose das unhas é o dermatologista.
Formas de tratamento
Em primeiro lugar, o tratamento da micose das unhas é um exercício de paciência. Pois, diferente das infecções por bactérias e vírus, as infecções fúngicas são difíceis de tratar. Além disso, caso haja uma infecção em associação com a tinha do pé, esta precisará ser tratada primeiro. Na maioria das vezes, o tratamento pode durar até dois meses. Porém, será variável conforme a medicação usada.
Tratamento Oral e Local: Os medicamentos mais utilizados para o tratamento da micose das unhas são os antifúngicos orais. Entre eles, tem-se a Terbinafina e o Itraconazol. A vantagem desse tratamento é alcançar todas as unhas que estão doentes. Ou seja, mesmo aquela unha que não manifestou alteração pode ser tratada. Isto é, caso esteja com o fungo presente. Além disso, também existe tratamento com remédios locais.
Ou seja, assim como um esmalte, eles podem ser aplicados sobre a unha. Todavia, ao contrário dos medicamentos orais, estes tratarão apenas a unha em foi posto.
Higiene: Outro importante passo para o tratamento adequado da micose das unhas é manter a higienização correta. Assim, é necessário que a unha seja curta, de preferência cortada de forma rente. Além disso, você deverá mantê-las secas, sobretudo após o banho.
Deverá evitar ficar com sapatos fechados por muito tempo, para que o suor não deixe o pé úmido. Além disso, evitar sapatos velhos, pois eles contém grande quantidade de esporos. Isto é, a forma de “semente” do fungo.
Tratamento cirúrgico: Por fim, também existe o tratamento cirúrgico. O cirurgião poderá apenas lixar a unha e aplicar a medicação. Além disso, o médico poderá optar por retirar completamente a unha e utilizar medicações locais. Os tratamentos a laser ou LED não apresentam resultados e, portanto, não são utilizados.
Recomendações gerais: No geral, o tratamento com as maiores taxas de cura são uma junção de todas essas formas. Isto é, sendo o tratamento cirúrgico a última opção. Por fim, vale ressaltar que a associação entre álcool gel e o tratamento para fungos não é certa.