Ter a aposentadoria aprovada pelo INSS é sempre um momento delicado. Isso porque ele define se você terá que trabalhar por mais tempo ou se conseguirá, finalmente, parar de trabalhar e curtir os momentos da vida. E atualmente, um robô vem fazendo avaliações dos benefícios e, com isso, existem formas de aumentar as suas chances de ter o benefício aprovado.
Segundo dados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) apontam que a cada 200 mil requerimentos de aposentadorias, o robô aprova 50 mil de maneira automática. Por isso, entender como esse robô funciona é fundamental para aumentar as sua chances de ter o valor aprovado. Hoje vamos mostrar como!
Mantenha os documentos atualizados
Segundo especialistas, as pessoas que tiveram a aposentadoria aprovada foram aquelas que mantiveram os documentos atualizados. Por isso, se você não tem certeza da documentação que está enviando, procure um especialista ou tenha um documento mais atualizado. Isso, por si só, aumentará as suas chances.
Por isso, tenha em mãos a carteira de trabalho, o carnê de contribuição, o contracheque, os contratos de trabalho. Além disso, você precisa ver se preenche os requisitos da aposentadoria e se você está com os dados do Cadastro Nacional de Informação Social (CNIS) atualizados. Desses documentos, especialistas apontam que o extrato de contribuições é o principal documento do trabalhador. Nele, estão os dados dos seus empregos, das suas contribuições e também outras informações relevantes.
Além disso, outros especialistas dizem que o robô dá mais chances para quem busca a aposentadoria por idade. Nesses casos, é preciso ter no mínimo 15 anos de contribuição, além de 180 meses de carências regulares e sem qualquer indicador no CNIS. Vale lembrar que as regras de aposentadoria mudam a cada ano e é preciso verificar esses dados antes de solicitar a sua aposentadoria.
Aposentadoria concedida. E agora?
Ter a aposentadoria aprovada pelo robô do INSS pode não ser o ponto final na sua aposentadoria. Isso porque ainda existem muitas críticas à inteligência artificial usada pelo governo, o que pode levar beneficiários a pedir uma revisão dos valores. Por isso, esteja sempre atento ao que você vai enviar e ao seu caso.
Isso porque o robô analisa dados fechados do CNIS, mas a análise da aposentadoria do INSS deve ser muito mais ampla que isso. Por isso, mesmo com o valor em mãos, você ainda pode ter um aumento no valor do seu benefício. Contudo, o INSS diz que a recusa de aposentadoria se deve, quase sempre, à não aceitação do robô em dados fáceis de serem analisados. É o caso do tempo de contribuição, idade, condição de segurado, entre outras informações importantes.
Para solicitar a sua aposentadoria de forma automática no INSS, basta entrar no aplicativo da entidade e, na aba “Benefícios”, clica na opção “Pedir aposentadoria”. Com isso, o sistema pedirá diversos documentos e, com eles, você abre o seu requerimento.