As doenças cardíacas são responsáveis por nada menos do que as principais causas de morte no mundo inteiro. Por isso, a preocupação com o coração é um dos assuntos mais recorrentes na área da saúde. Entre tantos problemas que vão desde o infarto do miocárdio até aneurisma da aorta e insuficiência cardíaca, é sempre bom saber como se prevenir de doenças cardíacas, não é mesmo?
Como se prevenir de doenças cardíacas?
Diversos fatores contribuem para que essa seja a principal causa de morte no mundo. Entre eles, a aterosclerose (acumulo de placas de gordura nas artérias) é uma das causas. Claro que o envelhecimento natural das células contribui também para a alta taxa de mortalidade dessas doenças. Mas os nossos hábitos potencializam e até adiantam o aparecimento da enfermidade.
Por isso, veja abaixo como se prevenir de doenças cardíacas para, no mínimo, reduzir as chances de ter quaisquer problemas relacionados à saúde do coração. Confira:
Diminuir o consumo de gordura e sódio
Em primeiro lugar, nas dicas de como se prevenir de doenças cardíacas, a diminuição do consumo de gordura e sódio é essencial para evitar a formação de placas ateroscleróticas e a gordura trans e as saturadas são as principais inimigas da saúde do coração. Encontradas em fast-foods e alimentos processados como biscoitos e congelados, essas substâncias são as principais causadoras das doenças coronarianas.
O excesso de sódio (sal de cozinha) presente nos alimentos eleva a pressão arterial e exige que o coração realize um trabalho mais difícil para manter o funcionamento saudável. Por causa disso, uma dieta balanceada com frutas, legumes e verduras é essencial para se prevenir de doenças cardíacas.
Cuidado com seu peso
Cuidar do peso não é algo estético, pois a obesidade é uma das principais causas de doenças cardíacas. Já que uma pessoa acima do peso tem mais chances de ter doenças como diabete, hipertensão ou colesterol alto. Como qualquer um desses fatores são considerados perigosos para o coração, manter o peso ideal para sua altura é essencial para se prevenir de doenças cardíacas.
Para evitar o ganho de peso, saiba que é preciso manter uma dieta balanceada e designada por nutricionistas de acordo com suas necessidades e praticar atividades físicas diariamente por, no mínimo, 30 minutos. Com o tempo, você consegue adaptar melhor a frequência de treino considerando os seus resultados na balança.
Evite o álcool e o tabagismo
Não é novidade para ninguém que a bebidas alcoólicas e o cigarro pode causar diversos problemas de saúde para as pessoas. Afinal, enquanto o álcool provoca problemas no fígado e, consequentemente, no coração. O tabagismo afeta diretamente os pulmões que, por sua vez, possuem função essencial na saúde cardíaca.
Então, para se prevenir de doenças cardíacas, saiba que evitar o consumo de bebidas alcoólicas e o tabagismo devem ser evitados de forma consistente. Pois, um fumante que fica um ano inteiro sem cigarros consegue diminuir os riscos ao mesmo nível de uma pessoa que nunca, consumiu qualquer tipo de droga relacionada à nicotina.