O mercado financeiro brasileiro foi repleto de novidades nos últimos anos. Além do lançamento do Pix e suas variações, o Brasil também teve o lançamento do Open Finance e, em breve, terá o Real Digital. Tudo isso faz com que o país seja uma referência em segurança financeira no mundo. Contudo, pouca gente sabe como se beneficiar disso.
Por isso, hoje vamos falar sobre os benefícios de quem adere ao Open Finance. Vale lembrar que, antes de tomar qualquer decisão, é preciso pensar bem, dado que a exposição dos seus dados permite que bancos tenham acesso a algumas informações suas.
O que é Open Finance?
O Open Finance prometeu democratizar o acesso a produtos financeiras e trazer ainda mais dinâmica ao mercado brasileiro. Mesmo com um dos mais consolidados sistemas financeiros do mundo, o Brasil ainda tem dificuldades em emplacar um produto mais robusto e que gere, de fato, aquilo que ele se propôs. O Banco Central já liberou a função para bancos e fintechs.
Na prática, esse produto é uma forma de aumentar as suas informações aos bancos. Com o Open Finance, qualquer instituição financeira poderia ver seus dados e, com isso, ofertar melhores produtos financeiros. Contudo, alguns bancos foram adiante. O Itaú, por exemplo, quer permitir que você movimente contas em outras instituições através de um aplicativo próprio. A medida é bem vista e está em fase de testes.
Atualmente, o Itaú permite que clientes vejam os saldos e os extratos do cliente em outras instituições. Com a medida, o banco também tem acesso a essas informações e, a partir do cruzamento de dados, consegue oferecer produtos que sejam adequados para a vida financeira do cliente. Por conta disso, o Open Finance deveria incentivar a concorrência entre os bancos. Para as corretoras, isso também poderia ser um diferencial, principalmente na hora de captar novos clientes para investimentos.
Como se beneficiar disso?
Para quem gostou da ideia do Open Finance, saiba que é bastante provável que você tenha acesso a algumas informações sobre você mesmo. Isso porque com a troca de informações, você verá quanto os bancos cobram de você para alguns serviços e, com isso, você consegue negociar ainda mais. O resultado é que você pagará cada vez menos para usar os bancos.
Com o Open Finance, os bancos poderão oferecer empréstimos com taxas menores a você. Isso permite que você escolha aquele que tem as menores condições para a sua realidade financeira. No caso do cartão de crédito, por exemplo, você poderá decidir entre os cartões que possuem mais benefícios e mais limite, com menor cobrança também.
A medida também afeta diretamente quem quer comprar a casa própria com um financiamento. Isso porque o Open Finance também comunica, entre os bancos, quais taxas estão vigentes nas diferentes instituições. Com isso, você acaba escolhendo aquele que gera o melhor custo-benefício para a sua realidade.
Dessa forma, na prática, o Open Finance é uma maneira de você economizar muito nos serviços bancários das contas que você tem.