Hoje nós vamos passar algumas informações para que você veja como sacar novas parcelas do Seguro Desemprego.
O Seguro Desemprego é um benefício essencial para os trabalhadores que foram demitidos sem justa causa, pois oferece uma renda temporária durante o período de busca por um novo emprego. No entanto, é importante estar ciente das regras e requisitos para solicitar e sacar as parcelas do seguro-desemprego.
Pensando nisso, separamos algumas informações que certamente ajudarão você a entender melhor esse tema.
Acompanhe a leitura até o final e confira!
Quem pode sacar novas parcelas do Seguro Desemprego?
De acordo com as regulamentações vigentes, têm direito ao Seguro Desemprego os trabalhadores com carteira assinada que foram dispensados sem justa causa. Dentre as categorias que podem sacar novas parcelas do Seguro Desemprego estão:
- Trabalhador (incluindo o doméstico);
- Suspensão do contrato em programa de qualificação profissional;
- Pescador profissional durante o período defeso e;
- Trabalhador resgatado da condição semelhante à escravidão.
Quais são os requisitos para sacar novas parcelas do Seguro Desemprego?
Para ter acesso às novas parcelas do Seguro Desemprego, é necessário cumprir alguns requisitos. Primeiramente, é preciso ter trabalhado com carteira assinada por, no mínimo, 12 meses nos últimos 18 meses anteriores à data da demissão. Isso na primeira solicitação do benefício.
Já para aqueles que já solicitaram o benefício anteriormente, é necessário ter pelo menos 9 meses de trabalho nos últimos 12 meses anteriores à data da demissão.
Veja como sacar novas parcelas do Seguro Desemprego
Para sacar novas parcelas do Seguro Desemprego é só seguir o seguinte passo a passo:
1. Verifique a data de saque das parcelas
Ao dar entrada no seguro-desemprego, é necessário aguardar um tempo determinado para que as parcelas fiquem disponíveis para saque. Por isso, consulte as datas estabelecidas pelo Governo para saber quando poderá sacar cada parcela.
2. Dirija-se a uma agência da Caixa Econômica Federal
Para sacar as parcelas do Seguro Desemprego, o trabalhador deve procurar uma agência da Caixa Econômica Federal. Além disso, é importante levar consigo os seguintes documento:
- Número do Programa de Integração Social (PIS);
- Documento de Identificação e;
- Carteira de Trabalho.
Isso porque, esses documentos são essenciais para o atendimento e liberação das parcelas.
3. Informe-se sobre os canais de atendimento eletrônico
Ademais, além do atendimento presencial nas agências da Caixa, também é possível consultar informações sobre o seguro-desemprego através dos canais eletrônicos, como o aplicativo Caixa Tem e o site da Caixa Econômica Federal.
Por isso, certifique-se de conhecer as opções disponíveis para otimizar o seu tempo.
4. Verifique o valor do saque
Além de todos os passos já criados acima, é importante ficar atento ao valor disponível para saque. Isso porque esse valor pode variar de acordo com o tempo de trabalho e o salário recebido durante o período de emprego.
Portanto, lembre-se de conferir corretamente o valor total do saque.
5. Guarde os comprovantes de saque
Por fim, após realizar o saque das parcelas do seguro-desemprego, é importante guardar os comprovantes de cada transação. Uma vez que esses comprovantes podem ser úteis para eventuais necessidades de contestação ou comprovação de saque.
Você achou fácil de sacar novas parcelas do Seguro Desemprego? Deixe sua opinião nos comentários!