Reverter auxílio-doença indeferido no INSS não é uma tarefa fácil. Entretanto, existem alguns meios de se fazer isso.
Dessa forma, é muito importante que o requerente saiba quem são esses meios a fim de conseguir receber o benefício a que se tem direito.
Pensando nisso, reunimos algumas das principais informações para que você, que está nessa situação, possa reverter a decisão do INSS e possa receber o auxílio-doença.
Acompanhe a leitura até o final e confira!
O que significa auxílio-doença indeferido no INSS?
Conforme todos já devem saber, o auxílio-doença é um benefício que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) oferece para amparar trabalhadores que se encontram temporariamente incapacitados de realizar suas atividades laborais em decorrência de uma doença ou acidente.
Contudo, o indeferimento, por sua vez, significa que o órgão negou o pedido de concessão do auxílio.
Como reverter auxílio-doença indeferido no INSS?
Bem como já mencionado anteriormente, se você solicitou o auxílio-doença e recebeu uma negativa do INSS, é importante saber o que fazer. Isso porque, se você agir da forma certa, poderá reverter essa situação e receber o benefício.
Assim sendo, confira abaixo o que fazer para reverter auxílio-doença indeferido no INSS.
1. Conheça os motivos mais comuns para o indeferimento do auxílio-doença
Primeiramente, para reverter a decisão de indeferimento do auxílio-doença no INSS, é necessário conhecer os motivos mais comuns que levam o órgão a tomar essa decisão. Isso porque existem diversos fatores que acarretam nessa negativa.
Sendo assim, entre os mais comuns estão:
- A falta de documentos comprobatórios da incapacidade;
- A não observância do período de carência exigido (que varia de acordo com o tipo de segurado) e;
- A realização de perícias inadequadas.
Dessa forma, identifique a causa da sua negativa para seguir para a próxima etapa.
2. Fique atento aos prazos para recurso
Ademais, quando o INSS indefere o auxílio-doença, é importante não desistir e ficar atento aos prazos para interpor um recurso administrativo.
Para isso, o primeiro passo é solicitar uma cópia do processo administrativo que indeferiu o benefício. Dessa forma, você poderá identificar todas as informações necessárias para redigir o recurso. Inclusive o motivo da negativa e o prazo para recurso.
3. Busque a assistência de um profissional especializado
Reverter um auxílio-doença indeferido no INSS pode ser um processo complexo, por isso recomenda-se buscar a assistência de um advogado especialista em Direito Previdenciário.
Isso porque, esse profissional poderá analisar o processo administrativo, identificar possíveis erros e omissões que o INSS cometeu. Para assim, elaborar um recurso consistentemente fundamentado.
4. Prepare-se para a perícia médica judicial
Por fim, um dos pontos mais importantes para reverter a negativa de um auxílio-doença é a realização de uma perícia médica judicial.
Dessa maneira, a perícia ocorre quando o caso é levado à Justiça. Então, um perito médico irá avaliar a incapacidade do segurado de forma imparcial.
Para isso, é fundamental comparecer à perícia bem preparado, reunindo todos os exames médicos, laudos e documentos que comprovem a doença ou acidente que justifiquem a incapacidade de trabalhar.
Agora que você já sabe como reverter auxílio-doença indeferido no INSS, deixe sua opinião sobre esse assunto nos comentários!