Neste período do ano, muitos brasileiros começam os preparativos para a declaração do Imposto de Renda. Nesse ano, não é diferente. A declaração do imposto é obrigatória para milhões de brasileiros.
Por meio do documento de declaração, a Receita Federal consegue saber qual é a renda de cada pessoa e dessa forma cobrar o tributo. O IR é cobrado de acordo com a renda da pessoa. A lógica é simples. Quanto maior for a renda do contribuinte mais ele paga de tributo Federal.
Por essa razão a declaração é extremamente importante e qualquer erro pode fazer com que a pessoa caia na malha fina.
Apesar de ser algo rotineiro na vida de muitos brasileiros, ainda existem pessoas que encontram dificuldades na hora de declarar o Imposto de Renda e adicionam alguma informação errada.
É de extrema importância verificar a declaração antes de enviá-la ao governo. A boa notícia é que existe uma forma de retificar o documento caso exista alguma informação errada.
Retificação do Imposto de Renda 2023
Primeiramente, é importante esclarecer a importância da declaração. Como mencionado anteriormente, é de extrema importância que o contribuinte envie o documento para a Receita Federal.
De forma geral, a declaração contém todas as informações financeiras do contribuinte, como gastos e ganhos. Dessa forma, o Governo define o valor do tributo, bem como se a pessoa poderá receber a restituição do Imposto de Renda. Ou seja, ter parte do tributo devolvido pela União.
Além disso, alguns erros na declaração podem ser vistos como fraudes pela Receita Federal, levando o contribuinte às devidas penalidades da lei.
As informações erradas podem fazer com que a pessoa receba a restituição, apenas, nos últimos lotes. Além do mais, o seu CPF pode ficar irregular, impedindo a contratação de créditos, por exemplo. Por fim, a penalidade mais grave é por fraude ou sonegação fiscal, que faz com que o contribuinte responda criminalmente.
Mas é preciso manter a calma, pois essas penalidades só acontecem em casos graves e se for comprovada a fraude. Quando existe algum erro, a pessoa não pode receber a restituição até que todas as pendências com a Receita sejam resolvidas.
Nesse sentido, é importante deixar claro que o contribuinte também pode pagar por juros e multas, caso não resolva sua situação no prazo correto.
Saiba como você pode retificar
O processo é muito simples e é parecido com enviar a declaração. Basta entrar no site da Receita Federal para acessar o programa do Imposto de Renda de 2023. Depois, abrir o software e escolher pela opção ‘declaração retificadora’. Em seguida, indique o número da declaração que deseja retificar.
Por fim, aparecerá uma tela com declaração do contribuinte. Basta editá-la com as informações corretas. Por fim, salve a declaração e envie no site da Receita.