O aplicativo desenvolvido pela Caixa Econômica Federal tornou-se a principal plataforma para o pagamento de vários benefícios sociais desde o início da pandemia. Além do Auxílio Emergencial, os brasileiros passaram a receber o abono Pis/Pasep, o saque FGTS, o Auxílio Brasil e o Vale Gás nacional pelo aplicativo Caixa Tem.
Com o aumento do número de usuários que utilizam o Caixa Tem para receber assistência do governo federal, surgiram problemas, como períodos em que o aplicativo fica inacessível, erros relacionados à conta não encontrada, múltiplos CPFs registrados em um mesmo dispositivo e restrições de acesso. Neste artigo, discutiremos como resolver essas situações.
Há várias razões que podem levar ao bloqueio da conta no aplicativo Caixa Tem. Entre as mais comuns, estão problemas relacionados aos dados cadastrais, o uso do mesmo dispositivo móvel para acessar diferentes contas e o registro do mesmo CPF em diversos dispositivos diferentes.
Como regularizar o acesso?
Ao acessar o aplicativo Caixa Tem, muitos beneficiários se deparam com a mensagem “É necessário regularizar o seu acesso. Procure uma agência”. Essa mensagem aparece quando a Caixa identifica discrepâncias nas informações cadastradas pelos usuários.
Para solucionar esse problema, o usuário deve comparecer a uma agência da Caixa Econômica Federal com um documento de identificação válido a fim de solicitar a regularização do cadastro, uma vez que não é possível corrigir esse problema através do aplicativo. Essa medida visa prevenir golpes.
Bloqueio do Caixa Tem
O bloqueio do Caixa Tem também pode ocorrer quando um único CPF está registrado em diversos dispositivos móveis. Durante o pagamento do Auxílio Emergencial, o banco identificou tentativas de grupos de hackers de cadastrar múltiplas contas Caixa Tem em um único celular, facilitando fraudes relacionadas ao recebimento de benefícios.
Consequentemente, o banco reforçou a segurança do aplicativo ao dificultar o acesso a mais de uma conta Caixa Tem em um único dispositivo. Contudo, essa medida pode causar dificuldades de acesso para beneficiários que já haviam acessado o aplicativo em vários dispositivos.
De acordo com a Caixa, agora há um limite para o número de pessoas que podem acessar o Caixa Tem em um mesmo celular. Caso sua conta seja bloqueada por esse motivo, basta procurar uma agência da Caixa e solicitar a exclusão dos CPFs que não serão mais utilizados para acessar o aplicativo. Para concluir essa ação, é necessário apresentar um documento de identificação pessoal e o número do CPF a ser excluído.
Outra causa de bloqueio ocorre quando um CPF está cadastrado em mais de um celular. A solução para esse problema também é comparecer a uma agência da Caixa com um documento de identificação pessoal a fim de solicitar a exclusão dos dispositivos que não serão mais utilizados para acessar o Caixa Tem.
Onde posso resolver o problema?
Além das agências da Caixa, os problemas na conta do Caixa Tem podem ser resolvidos em uma das 13 mil lotéricas espalhadas pelo país, onde é necessário apresentar um documento de identificação pessoal (RG ou CNH) e o celular com o aplicativo instalado.
Em casos mais simples, a Caixa Econômica Federal permite o desbloqueio do Caixa Tem enviando os documentos pelo WhatsApp da Caixa. O prazo para a regularização do acesso ao Caixa Tem é de 48 horas após a comprovação dos dados. Se isso não funcionar, o usuário terá que comparecer pessoalmente a uma agência da Caixa com um documento de identificação para solicitar a autorização do dispositivo.
Como recuperar a senha do aplicativo?
Recuperar a senha no Caixa Tem é uma tarefa mais simples caso o acesso ao aplicativo esteja bloqueado devido ao esquecimento da senha. A recuperação da senha pode ser realizada pelo celular, sem a necessidade de buscar atendimento em agências ou lotéricas.
Abaixo, segue um passo a passo para recuperar a senha do Caixa Tem:
1. Com o aplicativo Caixa Tem aberto, clique em “Entrar”.
2. Digite o número do seu CPF e clique em “Próximo”.
3. Na tela seguinte, escolha a opção “Recuperar Senha”.
4. Informe novamente o seu CPF e clique em “Continuar”.
5. O aplicativo exibirá a seguinte mensagem: “Em breve você receberá instruções no e-mail cadastrado”. Se não encontrar a mensagem na Caixa de Entrada do seu e-mail, verifique também a pasta de Spam.
6. Ao abrir o seu e-mail, procure pelo assunto “Redefinição de Senha” enviado por “Login Caixa”.
7. Clique em “Link para redefinir credenciais” e cadastre uma nova senha. A senha do Caixa Tem deve ser numérica e conter pelo menos 6 dígitos. O aplicativo também não permitirá que você utilize o seu CPF ou data de nascimento como senha.
8. Repita a nova senha criada e clique em “Continuar”.
Caso você não consiga acessar o Caixa Tem por algum motivo, pode ser que o aplicativo esteja bloqueado por questões de segurança. Em casos mais simples, a Caixa Econômica Federal também permite o desbloqueio do Caixa Tem enviando os documentos pelo WhatsApp da Caixa. O prazo para regularização do acesso ao Caixa Tem é de 48 horas após a comprovação dos dados.