Hoje nós vamos passar algumas informações para que você veja como recuperar FGTS bloqueado.
O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço é um benefício concedido para todos os trabalhadores que exercem suas funções com registro na carteira, para que tenham um apoio financeiro em alguns casos específicos, como demissão sem justa causa, calamidades públicas, entre outros.
No entanto, existem alguns casos em que esses valores ficam bloqueados na conta dos trabalhadores, e isso faz com que eles não consigam sacá-los.
Pensando nisso, nós separamos algumas das principais informações sobre o FGTS para te passar. Assim, você poderá saber o que fazer se o seu dinheiro ficar bloqueado.
Por isso, se você ficou interessado e quer saber mais sobre esse assunto, não deixe de ler até o final. Desta forma, você vai conferir todas as informações necessárias sobre o FGTS.
Quais situações os valores do FGTS podem ser sacados?
Como todos já devem saber, a criação do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço ocorreu em meados dos anos 60 com o objetivo de assegurar os trabalhadores que exercem suas funções com a carteira assinada. A fim de que tenham um apoio financeiro, caso ocorra uma demissão sem justa causa.
No entanto, essa não é a única maneira de ter acesso aos valores disponibilizados pelos empregadores todos os meses, mas existem várias outras situações em que o trabalhador pode ter acesso ao dinheiro do FGTS, tais como:
- Decreto de calamidades públicas;
- Aquisição da moradia própria;
- Acordo entre empregado e empregador;
- Saque aniversário;
- Aposentadoria, entre outros.
No entanto , é preciso ficar atento e usar os valores do Fundo de Garantia com consciência, pois em alguns casos, esses trâmites podem acarretar no bloqueio do saldo, o que impossibilita o acesso ao dinheiro pelo trabalhador.
Quais os motivos pelos quais o FGTS fica bloqueado?
O FGTS fica bloqueado por vários motivos, afinal de contas, ele serve para amparar os trabalhadores financeiramente em várias situações, bem como citamos acima.
No entanto, depois da implementação do saque aniversário, os cidadãos têm tido ainda mais problemas com o bloqueio do benefício, visto que quem opta por esta modalidade, não pode sacar o FGTS em caso de demissão sem justa causa, por isso, muitas pessoas estão tendo dúvidas sobre quais as situações em que o dinheiro do Fundo de Garantia fica bloqueado.
Por isso, nós listamos algumas das situações mais comuns de bloqueio do FGTS para que você entenda melhor. Confira:
- Saque aniversário;
- Empréstimos bancários;
- Bloqueio judicial, que é o caso do não pagamento de pensão alimentícia.
Como recuperar FGTS bloqueado?
Para recuperar o FGTS bloqueado, é necessário se informar sobre o motivo pelo qual o saldo está impedido. Depois disso, é só buscar resolver o problema, como por exemplo, se o seu FGTS está bloqueado por conta da opção pelo saque aniversário, basta entrar no aplicativo e fazer a escolha pelo saque rescisão, neste caso, o trabalhador deve esperar o período de carência, que é de 2 anos. Já no caso de problemas judiciais, o saldo será desbloqueado assim que o pagamento da pensão alimentícia for realizada.
Agora que você já sabe como recuperar FGTS bloqueado, é só seguir nossas instruções para não ter mais este problema no seu benefício.