As pessoas que contribuem mensalmente com o Instituto Nacional de Seguro Social realizam a emissão da guia e o pagamento de sua contribuição à previdência. Quando esses pagamentos atrasam, alguns transtornos podem ser gerados, inclusive, a pessoa pode perder o benefício. Por isso, veja como quitar parcelas atrasadas do INSS.
Muitas pessoas não precisam realizar o pagamento da contribuição por estarem vinculadas a empresas que realizam esse tipo de repasse. Porém, os Microempreendedores Individuais (MEI) e os trabalhadores que são autônomos correspondem ao grupo de pessoas que realizam a contribuição ao INSS individualmente. Mas com a correria do dia a dia e com as diversas demandas que essas pessoas atendem, é comum que, por falta de atenção, eles tenham atraso no pagamento.
Veja como quitar parcelas atrasadas do INSS
A guia de contribuição do Instituto Nacional de Seguro Social não possui data que define o seu vencimento, logo difere dos boletos comuns, porém, atrasar o pagamento da guia pode acarretar uma série de prejuízos que você deve considerar. Além disso, antes de realizar a emissão ou o pagamento, é fundamental realizar a verificação de alguns pontos.
O que você deve observar na sua guia de contribuição do INSS?
Primeiramente, é necessário analisar se o tempo de trabalho que você prestou está, realmente, comprovado, especialmente aquele período disponível na guia do INSS. Afinal, se isso não estiver comprovado e registrado no INSS, de nada adianta realizar o pagamento regularmente. Para que isso seja reconhecido no momento da sua aposentadoria, é necessário apresentar os comprovantes ou recibos de pagamento.
Além disso, existem os contribuintes que realizam as contribuições facultativamente, geralmente, essas pessoas não têm um tipo de renda fixa. Então, nessa categoria estão os estudantes, as donas de casa e as pessoas que possuem outros tipos de ocupações e que contribuem com a previdência de modo autônomo.
Para essa categoria, a regra que diz respeito ao atraso funciona de forma diferente: elas possuem um prazo de 6 meses, desde o momento do vencimento, para realizar o pagamento da guia. Os débitos relacionados a momentos que ultrapassem esse tempo só podem ser pagos caso estejam relacionados a alguma atividade remunerada realizada no mesmo período.
Como quitar parcelas atrasadas do INSS?
Caso o atraso não tenha ultrapassado o prazo de 6 meses, é possível realizar a emissão e o pagamento da GPS por meio da internet, acessando o site oficial da RF.
Então, basta acessar o site oficial da Receita, escolher a opção que corresponde ao seu caso: contribuintes filiados antes do dia 29 de novembro de 1999 ou contribuintes filiados após essa data. Depois, selecione se você é contribuinte facultativo ou individual. Informe, então, o NIT ou PIS/PASEP e transcreva o código informado na tela. Feito isso, informe o mês referente à contribuição que está atrasada, ou seja, a competência, e o valor correspondente ao salário que você recebeu nessa época. Agora, basta realizar a seleção do código de pagamento e a competência. Em seguida, selecione a opção “Gerar GPS”. Está pronto, você pode imprimir a sua guia ou baixar o arquivo.