O DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito) do estado de Amazonas, convoca 187 mil pessoas que conseguiram vaga por meio do programa CNH Social. Todas as fases do processo de obtenção da habilitação estão sendo fornecidas pelo projeto gratuitamente. Por isso que hoje, indicaremos como participar do CNH Social 2023.
Com uma fase atual voltada para pessoas em situação de fragilidade social, mais de 10 mil candidatos já foram selecionados para uma vaga no programa CNH Social. Assim, cerca de 8.700 deles são pessoas que originalmente se inscreveram para o projeto em rodadas anteriores e agora estão sendo convocadas novamente.
Exemplificando: no estado do Amazonas
No Amazonas, a CNH Social teve lançamento no mês 12 de 2021. A partir daí, 35.000 moradores locais foram alcançados pelo projeto. Dos 8.750 aspirantes a motorista convocados por falta de comparecimento à primeira convocação, 7.000 são da região urbana e 1.600 são do interior do estado.
Como disse o governador do Amazonas, com essa atitude, tem-se a intenção de oportunizar para essas pessoas em situação de fragilidade social, que não teriam outra possibilidade de obter carteira de habilitação.
Assim, faz com que essas pessoas têm mais oportunidades de serem introduzidas no mercado de trabalho.
O que é o Programa da CNH Social?
Em 2011, entrou em vigor o programa CNH Social, voltado para indivíduos de baixa renda. Você pode tirar sua primeira carteira de habilitação nas categorias A (moto) e B através desta modalidade (carro). Além disso, você pode modificar as categorias existentes ou adicionar novas conforme necessário. Assim, a habilitação não terá custo algum para a pessoa.
O DETRAN de cada unidade da federação é responsável pelo trâmite da documentação referente à CNH Social. A agência é responsável por tudo, desde a aceitação de inscrições até a verificação de candidatos, a assistência na verificação de antecedentes e, finalmente, a emissão da documentação necessária para o programa. Todas as informações podem ser vistas nos sites dos Detran estaduais.
Quais pessoas podem obter a CNH Social?
Então, as partes interessadas devem fazer o seguinte para obter acesso a todos os benefícios da CNH Social, todos os quais normalmente carregam um preço elevado:
- é necessário ser maior de 18 anos e comprovar renda equivalente a dois salários mínimos;
- encontrar-se desempregado há mais de um ano;
- participar da rede pública de ensino, como educando e capaz de desempenho exemplar;
- Indivíduo portador de necessidade especial;
- ex-detento;
- possuir atividade de agricultor;
- não ter nenhuma desonra em seu registro de emprego;
- pertencer ao Bolsa Família;
- não ter registro de infrações de trânsito;
- ser um trabalhador da indústria de transportes procurando acertar as coisas com a lei.
Sendo assim, se você atende às exigências para participar do programa, se inscreva, e aguarde te chamarem. Ademais, muitas vezes, um emprego melhor, depende exclusivamente de possuir a CNH.
Aliás, não perca a oportunidade, e tenha um emprego melhor!
Por fim, inscreva-se no Detran de sua cidade, e aguarde para te chamarem. Com certeza, você poderá competir de forma mais igualitária no mercado de trabalho, e desta forma, pode estar participando dos programas sociais federais.