O Imposto de Renda de 2023 já está preocupando os brasileiros, já que o final do ano é a época em que é preciso sair correndo atrás de todos os documentos. Apesar disso, especialistas dizem que quem começa antes tem mais tranquilidade na hora de fazer a declaração. Além disso, tem mais chances de pagar menos imposto.
Por isso, hoje vamos mostrar como pagar menos Imposto de Renda, dentro da lei. Vale lembrar que ainda não existe prazos para a declaração e também não foram anunciadas novidades pela Receita Federal para o exercício de 2022, declarado em 2023.
Como economizar no Imposto de Renda no ano que vem?
Existem diversas formas de economizar no Imposto de Renda. Para o ano que vem as regras devem ser as mesmas e, por isso, as dicas seguem válidas. E para começar, é preciso entender qual a modalidade de declaração que você deve optar no ano que vem.
Isso porque o Imposto de Renda tem duas modalidades: a simplificada e a completa. A simplificada é recomendada para quem ganha um salário menor, não tem dependentes e também não possui muitas coisas no nome, como empresas e imóveis. Por outro lado, a declaração completa é a mais robusta, onde o cidadão declara tudo o que tem.
Com a declaração completa, as chances de pagar menos Imposto de Renda é maior. Isso porque, nela, você pode abater do imposto os gastos com educação, saúde, pai ou mãe como dependente, reformas da casa, taxas de corretagem, pensão alimentícia, previdência privada e outros investimentos isentos de IR.
Para isso, basta guardar as notas fiscais dos serviços acima. Após fazer a declaração, é preciso guardar as notas por, pelo menos, 5 anos. Dessa forma, você pode comprar uma pasta e, por segurança, digitalizar todos os documentos para ter tudo guardado no seu computador.
O que se sabe sobre a declaração do ano que vem?
Até agora, não existem mudanças para a declaração do Imposto de Renda do ano que vem. Com isso, a tabela deverá ser a mesma dos últimos anos. Segundo especialistas, isso é ruim, porque coloca pessoas de menor renda para pagar impostos que, na verdade, não deveriam pagar. Apesar disso, existem promessas que podem mudar o rumo dos cidadãos.
Isso porque o governo eleito quer mudar o valor mínimo para a declaração do Imposto de Renda. Dessa forma, o valor mínimo mensal passaria de R$1903,98 para R$5.000. Contudo, a promessa de Lula esbarra nos projetos de lei para o ano que vem. No orçamento de 2023, o Governo Federal não prevê essa correção. Além disso, especialistas dizem que não há tempo suficiente para fazer essa mudança para 2023.
Dessa forma, as regras do Imposto de Renda de 2023 devem ser as mesmas desse ano. Apesar disso, ainda não existem prazos de início e de fim da declaração, nem se haverá atualização do programa da Receita Federal, utilizado para fazer a declaração.