Os problemas cardiovasculares são responsáveis por provocar a morte de inúmeras pessoas anualmente no Brasil. Afinal, o coração é um órgão imprescindível para a manutenção da vida. Se você possui problemas cardiovasculares ou deseja saber como cuidar melhor do seu coração, veja como melhorar a saúde cardiovascular com mudança de hábitos.
De acordo com os dados divulgados pelo Ministério da Saúde, aproximadamente trinta por cento das pessoas no Brasil morrem devido a problemas cardiovasculares. Isso ocorre porque os problemas cardiovasculares estão relacionados a alguns hábitos que as pessoas costumam consolidar em seu estilo de vida, como uma alimentação ruim e a falta de atividade física.
Mas veja aqui como melhorar a saúde cardiovascular com mudança de hábitos.
Como melhorar a saúde cardiovascular com mudança de hábitos
A saúde do coração está diretamente relacionada aos hábitos de vida das pessoas. Portanto, saber como contornar essa situação é fundamental. Neste post você terá acesso a alguns hábitos que você pode mudar a fim de garantir que o seu coração se mantenha saudável. Veja:
Para melhorar a saúde cardiovascular não faça uso de tabaco
O cigarro é responsável por desencadear uma série de problemas de saúde ao fumante. Além de prejudicar a respiração e fazer com que o indivíduo fique mais propenso a desenvolver algumas doenças, como câncer de pulmão, câncer de boca e problemas periodontais, o cigarro também prejudica a saúde cardiovascular. Portanto, se você deseja manter o seu coração mais saudável, é muito importante que você deixe de fumar.
Fique com o peso ideal
Estar acima do peso prejudica a saúde em diversos aspectos. Afinal, a obesidade é responsável por desencadear uma série de doenças, como hipertensão arterial e diabetes. No que diz respeito à saúde do coração, o sobrepeso faz com que o coração fique com um espessamento maior, o que exige desse órgão uma força maior no momento de bombear o sangue.
Além disso, o excesso de peso faz com que as paredes internas dos vasos fiquem com placas de gordura, o que dificulta a passagem do sangue.
Realize atividade física
A prática de exercícios físicos é indispensável para quem deseja ter um coração mais saudável. Além de contribuir para a perda de peso, praticar atividade física reduz os níveis de glicose no sangue, diminui os riscos de trombose e reduz a inflamação da corrente sanguínea. Se possível, reserve pelo menos meia hora do seu dia para praticar atividade física.
Evite se estressar
Com a correria do dia a dia e todas as atividades que você precisa fazer, é praticamente impossível não se estressar, não é verdade. Porém, você precisa fazer um esforço e tentar ao máximo evitar situações estressantes em que o nervosismo fica à flor da pele.
Apesar de o estresse ser algo que ocorre corriqueiramente, o ideal é que você busque alternativas para não se estressar, pois esse tipo de situação faz com que a saúde do coração fique prejudicada.
Consuma menos gordura e açúcar
O consumo exagerado de açúcar e de gordura leva ao desenvolvimento de diabetes e colesterol. Essas doenças prejudicam de forma direta a saúde cardiovascular. Portanto, evite consumir alimentos muito doces, ricos em glicose, e dê preferência para alimentos menos gordurosos também.