O recurso do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço pode ser o diferencial na hora da aquisição de um imóvel. Assim, utilizar o FGTS para comprar sua casa pode ser uma ótima alternativa, oferecendo várias possibilidades de uso.
Desse modo, o trabalhador pode optar por melhorar o valor de entrada num financiamento, amortizar o saldo devedor ou até mesmo para reduzir o valor das parcelas naqueles períodos de maior dificuldade financeira.
Essa é uma modalidade de saque do FGTS com ótima aceitação por parte dos participantes do fundo, que consideram um bom investimento para o recurso.
Quer saber tudo sobre a liberação do saldo do FGTS para comprar sua casa? Continue a leitura do texto até o final!
Como utilizar o recurso do FGTS para comprar sua casa?
Primeiramente é importante ressaltar que existem diversas formas de utilizar a verba do fundo de garantia na aquisição de imóveis.
Primeiro, utilizar o recurso do fundo para quitação total ou parcial do seu débito. Entretanto, essa ação só é possível se o contrato de financiamento tiver sido firmado na esfera do SFH (Sistema Financeiro Habitação).
Segundo, usar o saldo do FGTS para provocar a diminuição das parcelas, podendo baixar em até 80% o valor das prestações. Contudo, isso só é possível por um período de 12 meses consecutivos. Assim como na hipótese anterior, a permissão de uso é somente para financiamentos firmados no âmbito do SFH (Sistema Financeiro Habitação).
Por último, utilizar o saldo da poupança trabalhista no momento da contratação, oferecendo como entrada do financiamento, ou ainda como parte do pagamento ou do montante total.
Como movimentar o recurso do fundo para comprar sua casa através do saque digital
Afinal, o saque digital é uma funcionalidade para movimentar os recursos do fundo com mais praticidade. O que facilita usar o FGTS para comprar sua casa.
Assim, o trabalhador pode sacar os recursos do conforto da casa, de forma ágil, segura e cômoda.
Sendo assim, para ter toda essa tranquilidade é só acessar o app próprio do FGTS para consultar a liberação dos valores. Então, fazer a solicitação do saque, apontando uma na qual é titular, podendo ser de qualquer instituição financeira.
O processo é totalmente digital, não havendo a necessidade de comparecimento à uma agência. Essa funcionalidade do aplicativo está a disposição dos trabalhadores desde o mês de fevereiro de 2020.
Quem pode usufruir dessa funcionalidade
Essa é uma funcionalidade à disposição de todo trabalhador que se encaixa em qualquer modalidade de saque com previsão na Legislação. Ou seja, todos os trabalhadores que contam com liberação de algum valor para saque, inclusive os aposentados, podem utilizar o saque digital que funciona desde o mês de janeiro de 2020. Vale lembrar que existem diversas modalidades de saque previstas em lei. Entre as principais modalidades estão:
- Saque rescisório, quando o trabalhador sofre demissão sem justa causa;
- Saque por aposentadoria, quando o trabalhador encerra suas atividades laborativas formais;
- Saque aniversário, nova modalidade que libera parte do fundo anualmente no mês de aniversário do trabalhador;
- Saque extraordinário, quando o trabalhador tem alguma dificuldade relacionada a desastres naturais.
Agora que você já conhece as possibilidades de uso do FGTS para comprar sua casa, considere a possibilidade de uso desse recurso para realizar esse sonho.