Mesmo que seja motivo de muita preocupação para os pais, saiba que esse problema é necessário durante o desenvolvimento dos recém-nascidos. Mas, será que todos sabem como identificar cólica em bebês? Para isso, veja abaixo como ter certeza de que seu filho está passando por esse problema que é tão comum e preocupa muitos pais de primeira viagem.
Como identificar cólica em bebês
Só quem já acordou na madrugada com gritos de um bebê que está tendo cólicas sabe qual é a sensação de estar preocupado. Mas, não precisa se preocupar, já que a notícia boa é de que apenas um a cada cinco bebês passa por isso e existem diversas maneiras de aliviar os sintomas. Veja mais a seguir:
Causas da cólica em bebês
Para saber identificar cólica em bebês é preciso entender quais são as causas que levam às dores nos recém nascidos. Por isso, saiba que as cólicas são contrações que acontecem na musculatura abdominal e esse é um processo natural que acontece normalmente entre todas as crianças.
Durante os primeiros meses de vida, o organismo ainda não está acostumado com a digestão do leite e a flora intestinal ainda não está preparada para receber esse alimento. Portanto, entenda que a cólica em bebês é como uma adaptação que o organismo do seu filho está fazendo para conseguir digerir esse novo alimento que é o leite materno.
Além disso, alguns fatores podem aumentar a cólica em bebês, especialmente entre os recém nascidos. Por exemplo, a ingestão de ar, os gases, o refluxo, a intolerância à lactose ou doenças inflamatórias podem elevar as cólicas em bebês, mas esses casos costumam ser identificados previamente pelo pediatra.
Sintomas da cólica em bebês
Agora que já entendeu que a cólica em bebês é um processo natural e indispensável para o desenvolvimento saudável do seu filho, veja os sintomas para identificar cólica em bebês. Afinal, os pais de primeira viagem ainda precisam entender melhor o universo dos pequenos e estamos aqui para ajudar. Veja alguns sintomas:
- Choro frequente e sem motivo aparente;
- Movimento de contorção do corpo;
- Pernas dobradas em direção à barriga;
- Barriga dura;
- Gases;
- Mãos fechadas;
- Expressão de dor excessiva.
Uma das dicas para lidar com a cólica em bebês é manter o controle emocional, pois alguns pais acabam ficando desesperados quando notam que seus filho estão chorando. Por isso, caso seja o seu caso, busque um tratamento psicológico para aprender a lidar com tudo que uma criança vai trazer para sua vida.
Veja como aliviar a cólica em bebês
Além de manter a calma para identificar cólica em bebês, é preciso saber como aliviar os sintomas para garantir paz para seu filho. Afinal, o que ele precisa para lidar com essas dores é de paz, carinho, calor, massagens com movimentos circulares em sua barriga ou você pode colocar um pano morno sobre a roupa do seu filho para estimular a circulação na barriga.