Se você já buscou um cartão de crédito, um financiamento ou até mesmo um empréstimo, já deve ter ouvido falar do score de crédito. Na prática, ele é uma forma de bancos e instituições financeiras conhecerem a sua possibilidade de arcar com as suas despesas. Para medir esse seu risco de pagar, ou não, suas dívidas, algumas instituições dão uma pontuação a você.
Por isso, hoje vamos explicar como funciona, na prática, o score de crédito e entender como você pode fazer para ter uma pontuação mais alta. Vale lembrar que isso leva tempo. Dessa forma, é preciso paciência para chegar nos produtos que você quer.
Como funciona o score de crédito?
O score de crédito é uma pontuação que algumas instituições dão a você. O intuito é ajudar bancos e instituições financeiras a definirem os melhores serviços para você, além de taxas de empréstimos, aceitação ou recusa de cartões de crédito, dentre outras modalidades de empréstimo. Além disso, a pontuação vai de 0 até 1.000.
Dessa forma, quanto maior a sua pontuação, maiores são as chances de você arcar com as suas despesas. Para os bancos, isso representa mais chances de você pagar de volta a fatura do cartão de crédito ou seus parcelamentos. Com isso, essas instituições podem calcular taxas de juros melhores, cartões mais vantajosos e também financiamentos com parcelamentos mais extensos.
Atualmente, as duas principais instituições de score de crédito no Brasil são o Serasa e o SPC. Com isso, é importante ficar sempre de olho na sua pontuação nessas empresas, principalmente porque são elas que definem a quais produtos você terá acesso. Para isso, é possível adotar algumas estratégias para aumentar o score, ou será que isso é um mito?
É possível aumentar a pontuação?
Com um score de crédito melhor, você consegue acesso aos melhores produtos. Contudo, muitas pessoas vendem na internet algumas medidas milagrosas para aumentar a sua pontuação, o que especialistas dizem ser impossível. Por isso, existe uma estratégia infalível para ter uma pontuação maior.
Isso porque para determinar o seu score de crédito, as instituições analisam as suas contas atrasadas e também o valor dos seus parcelamentos em empréstimos. Com isso, se você paga as contas dentro do vencimento e tem até 30% de sua renda comprometida com empréstimos, a sua pontuação vai aumentando.
Por isso, a dica para aumentar o score de crédito é organizar as finanças e pagar as suas contas em dia. No caso dos empréstimos, a sugestão dos especialistas é evitar essa modalidade e quitar as parcelas que você tem atualmente. Para isso, você precisará reduzir os seus gastos, tirando aquelas contas que são consideradas de fácil exclusão.
Ao fazer isso por alguns meses, você verá o seu score aumentando gradativamente. Por isso, não existe forma de “maquiar” o seu score de crédito ou de aumentá-lo de um dia para o outro.