Com a segunda etapa do processo de devolução do dinheiro esquecido já aberta, muitas pessoas estão com dúvidas e questionamentos sobre o processo.
Pensando nisso, nós separamos algumas das principais informações sobre esse tema para te passar. Além disso, ainda vamos te mostrar o passo a passo para fazer consultas e sacar esses valores.
Por isso, se você ficou interessado e quer saber mais sobre esse assunto, não deixe de ler até o final para obter todos os conhecimentos necessários sobre os valores esquecidos. Confira:
O que é o dinheiro esquecido?
Desde março do ano passado, o Banco Central está disponibilizando milhões e milhões de reais, que são considerados valores esquecidos. Isso acontece devido ao enorme período de tempo que ficaram nas contas sem serem usados.
Acontece que muitas pessoas fecharam ou deixaram de usar contas bancárias que estavam com saldo positivo. E, como muito tempo se passou, esses valores retornaram aos cofres do Banco Central. Este, por sua vez, está devolvendo esse dinheiro para os titulares das contas ou seus herdeiros.
Como são muitas pessoas e os valores são bem altos, o BC precisou dividir o processo por etapas. A primeira ocorreu em março de 2022, e desde então a execução estava estagnada, devido a uma série de fatores.
Mas, no início deste mês, o Banco Central retomou as devoluções, e mais de R$6 bilhões já estão disponíveis para cerca de 2 milhões de pessoas jurídicas e 38 milhões de pessoas físicas que têm direito a esses valores.
Como saber se eu tenho direito a algum valor esquecido?
Para saber se você tem direito a algum valor esquecido, precisa acessar a plataforma do Banco Central e fazer uma consulta com o seu CPF.
Além disso, essa nova etapa do processo de devolução dos valores esquecidos, ainda conta com a possibilidade de herdeiros, inventariantes e representantes legais de titulares já falecidos, ou pessoas que por algum motivo perderam a capacidade física e/ou psicológica, realizarem a consulta e o saque em seu nome.
Para isso, também é preciso entrar no site do Banco Central e fazer a consulta com o CPF do titular para saber se ele ou ela tem direito ao dinheiro esquecido.
Aposentados e pensionistas do INSS: Confira esse ALERTA GERAL do órgão
Como fazer saque de valores esquecidos?
Se você já entrou no site, consultou com o seu CPF e já constatou que têm direito a algum desses valores esquecidos, então pode agendar um pix. Isso acontece por meio do mesmo site para que o sistema do Banco Central possa realizar a devolução desse dinheiro.
Para isso, basta seguir as instruções que o próprio sistema passará para você. Depois, você vai aguardar a data de liberação do saque e esperar até que o pix seja realizado para sua conta bancária.
Vale ressaltar que o Banco Central tem um prazo de até 12 dias úteis para fazer o pix. Por isso, você pode ter que aguardar um pouquinho até ter acesso aos valores esquecidos a que se tem direito.
Agora que você já sabe como fazer saque de valores esquecidos, é só seguir nossas instruções para ter acesso a esse dinheiro extra que está sendo disponibilizado pelo Banco Central.
Veja agora: Veja como adiantar seu PIS/PASEP com este truque simples