O Bolsa Família nada mais é do que um auxílio do governo para os cidadãos de baixa renda. Ele trabalha mais voltado para as famílias de baixa renda ou que estão em situação de vulnerabilidade social.
Após o período pandêmico, ele recebeu o nome de Auxílio Brasil. Todo brasileiro baixa renda possui o direito de se cadastrar no Bolsa Família para receber o benefício mensalmente.
Mas para que você, de fato, receba esse valor do auxílio, é importante que você realize um cadastro específico. Diferente do que muitos pensam, esse processo é bem simples e não exige muito além de uma documentação.
Se você quer saber mais a respeito de como conseguir fazer o cadastro no Bolsa Família corretamente, veja abaixo um simples tutorial.
Avalie a renda familiar
Para que você consiga se cadastrar no Bolsa Família adequadamente, é importante que você tenha uma renda familiar de até meio salário mínimo. Isso tudo sendo avaliado por pessoa.
Entretanto, também juntando somado toda a família, você pode ter uma renda familiar de até 3 salários mínimos. O que dá atualmente, em média, R$ 3.600,00.
É importante que esse cálculo seja feito antes de você dar entrada à solicitação do cadastro. Pois caso não se enquadre, você será descartado imediatamente.
Vá ao CRAS mais próximo
Avaliando pela sua renda mensal familiar, se você por acaso se enquadra nessa quantidade de dinheiro, você pode ir ao CRAS mais próximo.
O CRAS é conhecido como o Centro de Referência em Assistência Social e existe para prestar assistência às famílias de vulnerabilidade social. E é exatamente nele onde você pode fazer a sua inscrição no Cadastro Único, que te permite ter direito ao Bolsa Família.
Você pode encontrar várias unidades do CRAS em diversas cidades e municípios. Sendo assim, geralmente eles estão em massa em localidade de maior concentração de famílias em vulnerabilidade social e de baixa renda.
Inscreva-se no CadÚnico
Para se inscrever no Cadastro Único, é importante ter apenas um único responsável que responda às perguntas para ter direito ao cadastro no Bolsa Família.
O responsável pela família deve ser maior de 16 anos e estar com as documentações de todos os membros da família. Segundo o CRAS, é preferível que esse membro da família seja uma mulher.
Aguarde a liberação do benefício
Após todos os processos da avaliação e ida ao CRAS para ter o seu cadastro feito no CadÚnico, você não precisa fazer nada além de esperar a liberação do benefício.
O cadastro do Bolsa Família é realizado única e exclusivamente através do Cadastro Único, então, para isso não deixe de ir diretamente ao CRAS.
Por fim, feito isso, entregado todas as suas documentações e respondido todas as perguntas, você deverá apenas aguardar o benefício ser liberado para a sua família.