Infelizmente, é cada vez mais comum pessoas enfrentarem um aumento considerável, de até 25%, no valor de seu plano de saúde.
Assim, para algumas famílias, é praticamente impossível abrir mão desse plano, pois dependem de tratamentos médicos e consultas regulares em clínicas. No entanto, existem maneiras de economizar e reduzir os impactos.
Veja as maneiras de economizar no plano de saúde a seguir.
Reajustes no plano de saúde
Os reajustes nos planos de saúde empresariais, aqueles adquiridos por empresas, são diferentes dos planos individuais e familiares, regulados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
Desse modo, isso significa que não há uma regra clara para esses reajustes, mas as regras estabelecidas e assinadas em contrato no momento da adesão são válidas.
Contudo, para verificar se o aumento feito pela empresa é legal, o indivíduo precisa conferir o contrato firmado entre as partes.
Nos últimos três anos, 3,1 milhões de pessoas deixaram de ter um plano de saúde devido ao alto valor cobrado. Geralmente, são famílias que precisam lidar com o pagamento de mais de um usuário, o que acaba pesando no final do mês.
Veja também: Caiu no golpe do Pix? Veja como RECUPERAR o seu dinheiro!
SUS ainda é uma opção
Vale lembrar que, mesmo quem possui um plano de saúde ativo pode recorrer ao SUS (Sistema Único de Saúde) em caso de necessidade, como consultas médicas, vacinação, tratamentos ou cirurgias.
Isso é importante, pois os convênios costumam ter períodos de carência para cada um desses serviços.
Veja também: Dinheiro no bolso! 1º lote da restituição do IR sai nesta quarta-feira (31); veja se vai receber
Como economizo no plano de saúde?
Existem maneiras de reduzir o impacto causado pelo aumento no plano de saúde no orçamento familiar. Para isso, é importante fazer um planejamento adequado e buscar boas soluções.
Dessa forma, a orientação para economizar nesse momento é:
- Pesquise por uma nova operadora ou um novo plano dentro do seu convênio. Consulte outros usuários e busque informações em canais oficiais;
- Avalie os custos e defina o quanto está disposto a gastar mensalmente com o plano;
- Considere a cobertura oferecida por cada plano. Alguns podem não atender às necessidades da sua família no momento e ainda assim aumentar o custo final. Por exemplo, se incluir cobertura em outro estado, mas vocês não viajam com frequência para lá;
- Verifique se existem opções de planos empresariais e avalie se essa é uma alternativa mais vantajosa para você.
Veja também: Dicas para ECONOMIZAR e guardar dinheiro até o fim do ano