Economizar gás de cozinha é o desejo de muitas donas de casa, pois como o preço do botijão está muito alto, a única saída para poupar é aumentar seu tempo de uso.
Leia até o fim, pois vamos te passar 4 dicas muito simples, que irão te ajudar a fazer com que seu botijão de gás renda muito mais tempo.
Limpe as bocas do fogão com frequência
Todos sabemos que as bocas do fogão acumulam muita sujeira, devido ao seu uso diário, podem ocorrer respingos de óleo ou outros resquícios de alimentos, que são preparados nele.
Mas, você sabia que deixar as bocas do fogão com sujeira pode ocasionar um gasto excessivo de gás?
Isso mesmo! A sujeira faz com que as chamas fiquem fracas e, consequentemente, a comida demorará mais para cozinhar, gastando mais gás do que deveria.
Assim, fazer a limpeza das bocas do fogão é importante para quem deseja economizar gás.
Como limpar os bocais do fogão
Para limpar corretamente as bocas do fogão, você precisará removê-las. Depois, faça uma solução caseira misturando bicarbonato de sódio, detergente neutro e água morna. Deixe os bocais de molho por alguns minutos e em seguida, esfregue-os com uma esponja macia e enxágue.
Se julgar necessário, desentupa os buraquinhos com o auxílio de uma agulha.
Faça isso regularmente e verá que seu gás começará a render muito mais!
Invista em uma panela de pressão
A panela de pressão também é uma aliada poderosa na hora de economizar o gás, uma vez que ela consegue cozinhar os alimentos muito mais rápido do que uma panela comum.
Portanto, se você ainda não tem uma, adquira logo a sua, pois, com ela, você ganha tempo e economia!
No entanto, preste muita atenção na hora de escolher sua panela, pesquise e só compre panelas de pressão que tenham o selo do Inmetro, uma vez que elas são muito fáceis de explodir por conta da pressão que acumula dentro dela no cozimento.
Atenção na hora de usar o forno
Outra dica que funciona muito bem na hora de fazer economia de gás, é usar o forno com atenção e cuidado.
Não fique abrindo a porta enquanto prepara os alimentos e planeje o uso para aproveitar o máximo possível o calor, colocando todos os alimentos de uma vez no forno.
Além disso, mantenha sempre em dia a limpeza e higienização para evitar possíveis entupimentos resultantes em um gasto maior do gás.
Cheque possíveis vazamentos
Confira sempre se tem vazamentos na mangueira e botijão, pois, com o passar do tempo, as válvulas e roscas da mangueira que conectam o botijão no fogão, podem afrouxar, permitindo que haja vazamento e, consequentemente, desperdício de gás.
Para fazer a checagem, molhe uma esponja e passe sabão até fazer bastante espuma. Em seguida, deposite essa espuma em todas as conexões que tiverem, desde o botijão, até nas bocas do fogão. Se fizer bolhas, é porque o gás está vazando e é necessário fazer uma reparação para evitar que o gás vá embora sem necessidade.
Agora que você já sabe como economizar gás de cozinha em 4 dicas, é só colocá-las em prática para que seu botijão dure muito mais!