Muitas pessoas sofrem com o cabelo oleoso e não sabem como resolver o problema. Mas isso fica ainda pior quando o cabelo oleoso proporciona o surgimento de caspas. Se você tem sofrido com esses problemas, leia este post aqui no Brasil 123, e veja como diminuir a oleosidade do cabelo.
Controlar a oleosidade no cabelo é importante para prevenir que outros problemas surjam, como a dermatite seborreica, as caspas ou a coceira presente no couro cabeludo. Portanto, leia as dicas que preparamos nesse post e entenda como diminuir a oleosidade do cabelo.
Como diminuir a oleosidade do cabelo
A oleosidade do cabelo é uma condição muito incômoda, que inicia no couro cabeludo e se estende ao longo dos fios. O problema fica ainda maior quando há muita produção de sebo que quando não tratado, evolui para a caspa. Isso proporciona, então, outros problemas, como coceira, feridas e manchas vermelhas pelo couro cabeludo.
Por isso, o ideal é estabelecer uma rotina de limpeza do couro cabeludo. Como os fios de cabelo ficam muito pesados devido à oleosidade, é preciso lavá-los com um shampoo de qualidade, inclusive, se você encontrar um shampoo específico para esse problema é ainda melhor.
Existem dois tipos de shampoos que são muito bons nesse caso: o shampoo antioleosidade e o shampoo esfoliante.
Shampoo antioleosidade
Como o próprio nome já infere, o shampoo antioleosidade controla a produção de sebo do couro cabeludo, removendo a oleosidade do cabelo de forma leve e saudável. Além disso, esse shampoo deixa o couro cabeludo com um aspecto refrescante desde a primeira lavagem e os fios também ficam mais leves.
Shampoo esfoliante
O shampoo esfoliante faz com que o couro cabeludo oleoso seja aliviado imediatamente após o uso. Além disso, as substâncias que o compõem promovem redução da oleosidade, purificando e equilibrando o pH dos fios sem ressecá-los.
Agora, veja como deve ser feita a lavagem de um cabelo oleoso.
Como lavar o cabelo oleoso?
Primeiramente, utilize água morna ou fria para molhar o cabelo. Assim que o cabelo estiver bem molhado, passe o shampoo. Mas não deixe de passar o shampoo somente no couro cabeludo, pois ele danifica os fios.
Então, massageie o couro cabeludo com as pontas dos dedos, realize movimentos leves e massageie de forma suave. Caso você aplique muita força pode provocar o efeito rebote.
Em seguida, depois de massagear bastante o couro cabeludo, realize o enxágue do cabelo para remover todo o produto. Nesse momento os fios do cabelo serão higienizados, isso por meio da espuma que irá descer pelo comprimento do cabelo.
Como controlar a oleosidade do couro cabeludo
Para controlar a oleosidade do couro cabeludo é preciso adotar algumas medidas, como:
- Primeiramente, evitar lavar o cabelo com água muito quente – prefira água fria ou morna;
- Não utilizar secador e/ou chapinha próximo ao couro cabeludo;
- Evitar dormir com cabelo molhado;
- Não lavar o cabelo mais de uma vez por dia;
- Usar shampoo para cabelos oleosos;
- Evitar o uso frequente de boné, chapéu ou touca;
- Não aplicar produtos além do shampoo no couro cabeludo.