Um dos principais benefícios para os trabalhadores com carteira assinada é o FGTS, que pode ser desbloqueado de forma digital para facilitar o saque.
Veja como fazer esse desbloqueio a seguir.
O que é o FGTS?
O FGTS funciona como uma espécie de poupança para o trabalhador com carteira assinada.
Assim, uma parte do seu salário (8%) é depositada mensalmente no Fundo pelo empregador, sem que o trabalhador precise fazer esse depósito.
Como desbloquear o FGTS?
O seu FGTS pode ser bloqueado em situações como demissão sem justa causa, decisões judiciais ou informações desatualizadas.
No entanto, saiba que é possível evitar o bloqueio e até mesmo desbloquear o fundo em casos necessários.
Contudo, se o seu aplicativo FGTS estiver bloqueado, a primeira coisa a fazer é descobrir a razão.
Desse modo, você pode fazer isso visitando uma agência da Caixa ou ligando para a instituição financeira.
Entretanto, se o bloqueio não for por questões judiciais, será mais fácil resolver o problema.
Dessa forma, para verificar se há alguma pendência cadastral no seu registro do FGTS, use o aplicativo digital ou o site FGTS.GOV.BR. Essa é uma das principais razões para o bloqueio do fundo.
Porém, se não encontrar uma solução por meio do aplicativo ou do site, ligue para o número de contato 0800 726 0207.
Veja também: Governo detalha pacote para estimular crédito no Brasil
Quem tem direito?
Todo trabalhador brasileiro com um contrato de trabalho formal, regido pela CLT, e também os trabalhadores domésticos, rurais, temporários, intermitentes, avulsos, safreiros e atletas profissionais têm direito ao FGTS.
Entenda sobre a revisão do FGTS
A revisão do FGTS é para corrigir o saldo desde 1999 até agora, usando um novo índice.
Desse modo, isso vale para quem tem saldo nas contas do fundo, mesmo que já tenha retirado o dinheiro. Se você já retirou, a correção será feita com base na época em que o dinheiro estava na Caixa.
Ademais, se o STF decidir a favor, o saldo das contas do FGTS será corrigido com um índice que acompanhe a inflação, como o INPC ou IPCA-E.
Além disso, isso pode beneficiar mais de 110 milhões de contas ativas do FGTS. O impacto nas contas do governo pode chegar a R$ 296 bilhões, mas o Instituto Fundo de Garantia do Trabalhador estima que pode ser até R$ 720 bilhões se todo o período de 1999 a 2023 for revisado.
Quem tem direito a essa revisão?
Todos os trabalhadores que tiveram carteira assinada desde 1999 têm direito à revisão do FGTS, mesmo que já tenham sacado o dinheiro. O saldo deveria ter sido corrigido enquanto estava nas contas do fundo, mas a TR está zerada e isso não aconteceu.
Como pedir revisão do FGTS online?
A ferramenta online LOIT FGTS permite que o cidadão calcule uma estimativa de correção do FGTS.
Assim, é só fazer o upload dos extratos e a ferramenta retorna o resultado rapidamente. É uma opção para quem quer fazer a revisão sem um advogado, mas os especialistas recomendam pedir ajuda de um profissional para fazer o pedido oficial.
Andamento do processo de correção do FGTS
Os ministros do STF, Luís Roberto Barroso e André Mendonça, votaram a favor da correção do Fundo pela poupança, o que pode gerar ganhos para trabalhadores com carteira assinada.
Entretanto, o julgamento foi adiado para a próxima quinta-feira, dia 27, e preocupa o governo devido ao potencial bilionário da causa.
Veja também: Rodrigo Pacheco, presidente do Senado, diz que governo deveria ter apoiado CPMI sobre o 08 de janeiro desde o início